Visita ao Projeto Meio no Meio 

Isto é PARTIS 2020

Apresentação de trabalhos realizados nas  oficinas de dança, teatro, cinema, artes visuais e música Hip Hop / Rap que promovem a construção de espaços de socialização e de partilha entre diferentes gerações e geografias.

Event Slider

Na primeira fase do projeto Meio no Meio, os participantes foram desafiados a descobrirem-se e a (re)pensarem-se a si mesmos através de diversas expressões artísticas. Quem sou? De onde venho? Para onde vou?

O resultado é aqui apresentado sob diversos formatos, desenvolvidos ao longo do primeiro ano de formação do projeto. No auditório da Biblioteca de Marvila, será possível assistir a uma curta-metragem, exercícios práticos de teatro e dança, um videoclip de música Hip Hop/Rap e uma battle de Hip Hop, e ainda ver, no foyer da Biblioteca, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais.

O projeto Meio no Meio pretende promover a capacitação, a criação de oportunidades de aprendizagem e a cidadania ativa de jovens e adultos que se encontram em diferentes situações de vulnerabilidade social, residentes em quatro municípios associados da ARTEMREDE (Almada, Barreiro, Lisboa e Moita).

Na primeira fase do projeto (2019-2020), com direção artística de Victor Hugo Pontes, dois grupos intergeracionais participam em núcleos de formação de Dança, Teatro, Cinema, Artes Visuais e Música. A segunda fase consiste na criação e apresentação, em 2021, de um espetáculo multidisciplinar que irá espelhar o processo de criação, incluindo testemunhos dos participantes. Meio no Meio constrói assim espaços de socialização e de partilha entre diferentes gerações e geografias, promovendo o cruzamento de mundos.


FICHA TÉCNICA

Direção Artística e Formação de Dança Victor Hugo Pontes 

Formação de Artes Visuais Catarina Pé-Curto e Joana Sabala 

Formação de Cinema Mário Ventura 

Formação de Música Hip-Hop/Rap Nuno Varela 

Formação de Teatro Carina Silva 

Participantes de Almada
Benedito José; Carlos Santos; Carolina Matos; Cidofi Katemde; Daniel Dionísio; Duarte Moreira; Dúnia Semedo; Elsa Elias; Flávia Santos; Mavatiku José; Paulo Silva

Participantes do Barreiro 
Ana Sofia Pinto, Beatriz Nunes, Celso Fonseca, Luís Nunes, Márcia Fonseca, Marta Ameixa, Massimiliano Ferraina, Nerida Rodrigues, Yana Suslovets 

Participantes de Lisboa
Cândida Santos, Cila Micaela, Cristina Santos, Dina Félix, Hugo Baptista, Inês Bernardo, Inês Martins, Maria Augusta Ferreira, Ricardo Teixeira

Participantes da Moita
Alegria Gomes; Ana Hortência Mucauro; Carlos Franqueira; Ema Fernandes; Geremias Uatna; Hugo Correia; Julião Ninte; Luís Mendonça; Luisa Leopoldina Mucauro; Luíz Mendonça; Magali Bonaparte; Maria Teresa Amaral; Rafaela Enderenço; Rolaisa Embaló

Direção Executiva Marta Martins 

Gestão de Projeto Cláudia Hortêncio 

Coordenação Social Rute Pires (RUMO) 

Coordenação Municipal (Cultural e Social) Cláudia Matos e Celeste Reis (Lisboa), Maria José Ledo e Célia Gaudêncio (Barreiro), Sofia Figueiredo e Rita Azevedo (Moita), Patrícia Teixeira e Teresa Pestana (Almada) 

Investigação/Estudo de Impacto Sociocultural Rui Telmo Gomes 

Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian


A programação da edição 2020 Isto é PARTIS  tem por denominador comum os “novos centros de criação artística de hoje”, reunindo reflexão e partilha nacional e internacional, apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente pela iniciativa PARTIS, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades.

Ver Programação

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante a visita ao Projeto “Meio no meio”, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística.

Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected].