Enxoval, um bordado a muitas mãos
Isto é PARTIS 2020
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Zona de Congressos Fundação Calouste GulbenkianO enxoval enquanto representação social da condição feminina. Um património de objetos, afetos e condutas que cruza diferentes gerações de mulheres. Arcas que se abrem enquanto espaços de criação e exploração do património feminino e lençóis brancos que se transformam em bandeiras. Esta instalação-performance propõe a criação de um bordado feminista, costurado a várias mãos, de mulheres e homens, raparigas e rapazes. Para que as heroínas da vida real saiam do oculto, e que as suas histórias inspiradoras fiquem inscritas na História, na memória coletiva.
O projeto ENXOVAL propõe uma abordagem multiterritorial, transdisciplinar e intergeracional sobre a igualdade de género através das práticas artísticas, cruzando grupos comunitários do Porto e Amarante ao longo de três anos (2019-2021). Partindo da ideia do enxoval enquanto representação social da condição feminina que cruza diferentes gerações, este projeto propõe a criação coletiva de um outro ENXOVAL, que revele a vontade de questionar e transformar os estereótipos de género, que abra espaços de liberdade e inspire a vontade de mudança. Da colaboração entre artistas e participantes resultam ações performativas/espetáculos, instalações plásticas e uma fanzine de distribuição regular.
FICHA TÉCNICA
Criação coletiva
Direção artística Inês Lapa e Maria João Mota
Direção de Produção Carina Moutinho
Cenografia Fernando Almeida
Avaliação externa Alexandra Lopes, Francisca Pais e Isabel Dias
Parceiros Câmara Municipal de Amarante, Câmara Municipal do Porto, Junta de Freguesia do Bonfim, Centro Local de Animação e Promoção Rural, Associação O Meu Lugar no Mundo, IPSS Senhor do Bonfim, CerPorto, Associação Norte Vida, Benéfica e Previdente, Qualificar para Incluir, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Promotor PELE
Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian
A programação da edição 2020 Isto é PARTIS tem por denominador comum os “novos centros de criação artística de hoje”, reunindo reflexão e partilha nacional e internacional, apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente pela iniciativa PARTIS, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades.
Ver ProgramaçãoA Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante a instalação “Enxoval, um bordado a muitas mãos”, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística.
Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected].