Djon África, de Filipa Reis e João Miller Guerra
Isto é PARTIS 2020
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Coleção Moderna – Sala PolivalenteR. Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa
Djon África segue a história de Miguel Moreira, também conhecido como Tibars, na busca pelo seu pai desconhecido, num percurso que é também uma viagem ao território das memórias, os desejos ou as mitologias de uma boa parte daqueles que mantêm as suas raízes culturais e a génese da sua identidade no continente africano.
Tibars vive duas identidades em conflito e ao mesmo tempo em harmonia: o que é viver num gueto em Portugal e ser africano sem o ser? África surge aqui com toda a carga que tem na imaginação, na projeção não só do lugar, mas também da sua essência, da sua pertença.
Filme seguido de conversa com o público.
VÍDEOS
REALIZADORES
Filipa Reis e João Miller Guerra vivem e trabalham juntos em Lisboa. Realizam documentários desde 2010, exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais de cinema, como o Cinéma du Réel, IDFA, DokLeipzig, Bordocs, Fórumdoc.bh, Festival dei Popoli, Doclisboa, Olhar de Cinema, Janela Internacional de Cinema do Recife, FIDBA, Indie Lisboa, entre outros.
Em 2008 fundaram a Vende-se Filmes, onde trabalham projetos televisivos e, simultaneamente, desenvolvem o seu trabalho de cinema sob a designação Uma Pedra no Sapato. Aqui trabalham os seus filmes e também projetos documentais e de ficção de outros autores reconhecidos internacionalmente como Margarida Cardoso ou José Filipe Costa, bem como jovens e talentosas realizadoras como Leonor Teles ou Monica Lima. Balada de um Batráquio de Leonor Teles venceu um Urso de Ouro na Berlinale Shorts 2016.
FICHA TÉCNICA
Realização Filipa Reis e João Miller Guerra
Argumento Pedro Pinho e João Miller Guerra
Imagem Vasco Viana
Som Ruben Santiago
Montagem de Imagem Eduardo Serrano, Ricardo Pretti e Luisa Homem
Correção de Cor Jennifer Mendes
Montagem de Som Elsa Ferreira
Mistura de Som Branko Neskov
Produtor Pedro Pinho
Coprodutores Rachel Ellis, Samira Pereira, Filipa Reis
Produção Terratreme
Coprodução Desvia, 0ii, Uma Pedra No Sapato
Línguas Português, Crioulo Cabo-verdiano e Inglês
Legendas Inglês
Duração 1:35
A programação da edição 2020 Isto é PARTIS tem por denominador comum os “novos centros de criação artística de hoje”, reunindo reflexão e partilha nacional e internacional, apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente pela iniciativa PARTIS, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades.
Ver ProgramaçãoA Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante o evento “Djon África”, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística.
Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected]..