Marta Cartabia (Doutorada, European University Insititute, 1993) é a Ministra da Justiça do Governo Italiano, professora titular de Direito Constitucional e Presidente emérita do Tribunal Constitucional Italiano.
Lecionou em várias universidades italianas e foi professora visitante e professora em França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos.
Foi nomeada perita sénior da FRALEX – Fundamental Rights Agency Legal Experts – Viena (2008-2010) e membro adjunto da Network of Independent Experts on Fundamental Rights da Comissão Europeia (2003-2006).
Desde 2013, é convidada do Global Constitutionalism Seminary anual, que faz parte do Gruber Program for Global Justice and Women’s Rights, um programa internacional da Yale Law School.
Desde dezembro de 2017, como representante de Itália, é membro da Comissão Europeia para a Democracia através de Lei do Conselho da Europa (também conhecida como Venice Commission).
É membro da Associazione Italiana dei Costituzionalisti.
É co-presidente da ICON•S (The International Society of Public Law); como cofundadora do Capítulo Italiano deste último, em 2018, foi sua copresidente até 2021.
Faz parte do conselho científico e editorial de várias revistas académicas de direito. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do International Journal of Constitutional Law (I•CON) e uma das fundadoras e, atualmente, coeditora-chefe (com o prof. Giacinto della Cananea) do Italian Journal of Public Law.
É autora de vários livros, capítulos de livros e artigos; entre as suas publicações recentes, em 2020, com V. Barsotti, P. Carozza e A. Simoncini, editou o livro Dialogues on Italian Constitutional Justice. A Comparative Perspective (Routledge). Com N. Lupo, é coautora da Constituição da Itália (Hart Publishing, 2022).
Em dezembro de 2020, recebeu o título de doutora honoris causa em Direito pela Sant’Anna School of Advanced Studies (Pisa).