Como podemos repensar a intervenção política e a coletivização do pensamento a partir de outras formas de tocar e sentir? Que toque queremos cultivar no futuro? Proposta por Alina Ruiz Folini, Rita Natálio, e pelo grupo de jovens do projeto «Gulbenkian Imagina», esta é a primeira de duas sessões abertas ao público de partilha do projeto e seu processo laboratorial.
Na primeira sessão desta apresentação informal serão partilhados textos e fabulações coletivas, conversas, propostas sonoras e dúvidas que foram surgindo ao longo do projeto, contando com a participação da coreógrafa Josefa Pereira.
O projeto «Gulbenkian Imagina» é uma iniciativa do Centro de Arte Moderna para público jovem assente em laboratórios de imaginação orientados por artistas convidados, em torno da ideia de futuro. Nesta edição, um grupo de 16 jovens, de diferentes contextos, tem trabalhado a partir de propostas artísticas de Alina Ruiz Folini e Rita Natálio, dois artistas das artes performativas com pesquisas que trabalham os temas da ecologia, a investigação somática e o género.
As sessões do laboratório contaram ainda com a participação pontual de artistas como Odete, Kahumbi, Ves Liberta, Josefa Pereira e Alice dos Reis, abrindo as práticas a abordagens onde coreografia, ficção científica e moda convergem.
Com Josefa Pereira, Rita Natálio e os jovens do projeto «Gulbenkian Imagina»
Jovens do projeto «Gulbenkian Imagina» (por ordem alfabética): Ana Barroso, António Rodrigues, Caco Lebre, Débora Duarte, Eduardo Carvalho, Eva Colwell, Francisca Lopes, Francisco Belo, Inês Silva, Júlia Bernardino, Laila Algavez Nuñez, Marco Belezas, Mariana Rodrigues do Ó, Mateus Bregas, Oriana Silva, Tomás Santos