Os textos originais apresentados pelos participantes durante o colóquio realizado em 2 de junho de 2021, e seis novos estudos são agora publicados em papel numa edição de 150 exemplares.
Na sequência da coorganização, com o Instituto de História da Arte/NOVA do Colóquio do Centenário de Ernesto de Sousa, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 2 junho de 2021, a Biblioteca de Arte acolhe a apresentação do livro Ernesto de Sousa 1921-2021: uma criação consciente de situações / uma situação consciente de criações.
O livro resulta desse Colóquio, incluindo seis novos estudos sobre Ernesto de Sousa que foram submetidos a revisão por pares, testemunhos e revisitações de vários autores, a transcrição de uma mesa-redonda com artistas e curadores sobre o seu papel nas artes visuais portuguesas, contributos de artistas especificamente concebidos para o livro, e ainda um texto inédito de Ernesto de Sousa.
Escrito em português, castelhano e inglês, este livro cruza artistas, críticos, curadores e investigadores, numa discussão a várias vozes sobre Ernesto de Sousa. O livro é uma publicação do Instituto de História da Arte/NOVA, em que Mariana Pinto dos Santos e Afonso Dias Ramos são os editores. Encontra-se disponível em acesso aberto e, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, será impressa uma edição limitada de 150 exemplares.