PARTIS & Art for Change
Apoiar as organizações em Portugal a utilizar as artes para gerar mudanças sociais.
Combater as desigualdades na participação cultural
A arte e a cultura podem ajudar a transformar os indivíduos e as sociedades. Ao fomentarmos uma maior participação cultural, procuramos reduzir as desigualdades e promover uma sociedade mais justa, que ofereça oportunidades iguais para todos.
A Fundação promove um maior acesso à cultura e o poder transformador da arte no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Fazemo-lo através do apoio a organizações culturais, da atribuição de bolsas, do estabelecimento de parcerias e da promoção de iniciativas e atividades culturais.
A Fundação assume como prioritário o desenvolvimento do papel cívico das artes junto de organizações culturais, pelo seu potencial de mitigação de desigualdades e criação de impactos duradouros nas comunidades. Promover o “papel cívico” das organizações culturais significa colocar a colaboração com a comunidade e as práticas de cocriação no centro das suas atividades. Procuramos consolidar o papel cívico das artes como um princípio de trabalho fundamental nas principais organizações culturais em Portugal, no Reino Unido e em outros países europeus.
Promovemos o envolvimento cívico, a cocriação e a revitalização comunitária no setor cultural e das artes. Apoiamos as organizações e as comunidades em que se inserem a compreender todo o potencial das artes, contribuindo para uma maior estabilidade dos percursos artísticos.
Promovemos oportunidades de aprendizagem mútua entre Portugal, o Reino Unido e outros países europeus. Incentivamos o setor cultural e das artes a partilhar conhecimentos e experiências internacionalmente.
Trabalhamos com outros financiadores, ONG e instituições em toda a Europa para construir uma agenda europeia sobre o papel cívico das artes.
Colaboramos com algumas das principais instituições culturais em Portugal e no Reino Unido para promover práticas de arte cívica, desenvolvendo projetos conjuntos que contribuam para a equidade no acesso à cultura.
As nossas atividades culturais incluem exposições, concertos e performances que abordam diferentes dimensões da agenda do Papel Cívico da Arte.
Procuramos incluir, internamente, práticas participativas transversais a toda a atividade e assegurar o papel central desta agenda.
Trabalhamos a nível nacional e internacional, com equipas em Lisboa, Londres e Paris. Desenvolvemos as nossas atividades em parceria com organizações que trabalham com objetivos semelhantes aos nossos.
INICIATIVAS ATUAIS
Apoiar as organizações em Portugal a utilizar as artes para gerar mudanças sociais.
Construir um movimento de agentes de mudança com impacto nas suas comunidades locais.
Celebrar organizações que estão a repensar as relações com as comunidades que servem.