Chostakovitch: Concerto para Piano n.º 2

Orquestra Gulbenkian / Andris Poga / Alexandre Kantorow

A Orquestra Gulbenkian e o pianista Alexandre Kantorow interpretam o Concerto para Piano nº 2 de Chostakovitch, sob a direção de Andris Poga.
Pedro Russo Moreira 25 mar 2022 25 min

O Concerto para Piano e Orquestra n.º 2, op. 102, constitui uma das obras mais conhecidas de Dmitri Chostakovitch. Com uma sonoridade diferente de outras compostas no mesmo período, o próprio compositor referiria ao colega E. Denisov que não considerava a obra possuidora de grandes méritos artísticos, encarando-a sobretudo como repertório que pudesse ser acessível e apetecível a jovens pianistas. A sua atitude, algo defensiva, poderia ter como propósito antecipar possíveis julgamentos ao seu trabalho, várias vezes criticado e censurado no contexto da União Soviética. Nem por isso, como acontecera noutras obras, deixou o compositor de fazer uso de um certo tom sarcástico e cómico que penetra a sua escrita musical de forma original.

Chostakovich compôs o Concerto n.º 2 em 1957, por ocasião do 19.º aniversário do seu filho Maxim, que a estrearia a 10 de maio, ao piano, no Conservatório de Moscovo, sob direção do maestro Nikolai Anosov, marcando o final dos seus estudos de piano. A referência à juventude parece ter trazido boas memórias a Chostakovitch, que surge nesta obra com uma energia revigorada e consciente de como poderia cativar os jovens com uma linguagem mais vibrante. Encontramos nos três andamentos do concerto elementos distintos que exploram ideias e estados de ânimo diferentes.

O primeiro andamento, de feição neoclássica, marcado Allegro, inicia-se com o primeiro tema, de caráter alegre, jovial e brincalhão, apresentado pelo fagote e sucessivos instrumentos, ao qual se junta depois o piano, num crescendo para uma quase marcha frenética, que contrasta com um segundo tema mais melódico, terminando o andamento de forma decidida.

O segundo andamento, Andante, conduz-nos por sonoridades pouco exploradas nas suas obras, com um mundo sonoro que revisita, ou tem como referente, alguns dos andamentos lentos dos concertos para piano e orquestra do classicismo e do romantismo, com uma condução melódica lânguida, lírica e doce, e textura quase meditativa da orquestra.

O andamento final, Allegro, apresenta-se como uma dança plena de vivacidade, com um tema com várias repetições motívicas marcadas pela orquestra. O segundo tema é ainda mais movimentado e vivaz, com uma mudança de compasso, parecendo remeter para uma dança frenética, ao qual se segue uma secção com um toque humorístico, inspirada em alguns exercícios mais mecânicos que os pianistas têm de estudar ao longo da sua formação, como Hanon ou Czerny. A obra termina com uma coda virtuosística, permitindo ao jovem pianista demonstrar o seu domínio do instrumento e terminar de forma brilhante e arrebatadora.


Intérpretes

  • Maestro
  • Piano

Programa

Dmitri Chostakovitch

Concerto para Piano e Orquestra n.º 2, op. 102

  1. Allegro
  2. Andante
  3. Allegro

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