to go to. Jorge Queiroz | Arshile Gorky
A exposição to go to. Jorge Queiroz | Arshile Gorky reúne cerca de 40 obras de dois artistas representados na Coleção do CAM: o contemporâneo Jorge Queiroz (Lisboa, 1966) – vencedor da primeira edição do Sovereign Art Prize – e o moderno Arshile Gorky (Van, Arménia, 1904-Sherman, Connecticut, EUA, 1948), figura fundamental do surrealismo e do expressionismo abstrato americano.
O catálogo que acompanha esta exposição abre com um texto de apresentação do diretor do CAM, Benjamin Weil, seguido do texto «CAP-I-CUA», da curadora Ana Vasconcelos, em que se exploram as relações entre as obras dos dois artistas.
Alexander Nagel, Professor Craig Hugh Smyth no Instituto de Belas-Artes da Universidade de Nova Iorque (NYU), é autor do ensaio «Excesso e Ausência». Da sua correspondência com Jorge Queiroz foi ainda selecionado um excerto da autoria do artista.
O catálogo inclui também imagens de todas as obras expostas, provenientes de várias coleções nacionais e internacionais, encerrando com vistas da instalação na Fundação Gulbenkian. O design é de Vera Velez.
Ficha técnica
- Textos:
- Benjamin Weil (apresentação), Ana Vasconcelos, Jorge Queiroz e Alexander Nagel
- Idioma:
- Português/Inglês
- Coordenação editorial:
- Patrícia Rosas, Ana Teresa Santos
- Editado:
- Lisboa, 2022
- Entidade
- CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian
- Dimensões:
- 195 x 270 mm
- Páginas:
- 112
- ISBN:
- 978-989-8758-86-6