Privilegiar a tecnologia ancestral da escuta
Caderno Arte e Comunidade N.03 – Vanessa Rodrigues
No terceiro volume da coleção de cadernos “Arte e Comunidade”, a jornalista Vanessa Rodrigues reúne as reflexões da conferência internacional “Desenvolver Capacidades: repensar o valor social da cultura”, apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian a 6 de junho de 2022, em parceria com o projeto europeu Traction.
Dividido em sete capítulos, o caderno procura sintetizar as ideias e práticas discutidas na conferência, refletir sobre experiências vividas e evidenciar “o valor social da cultura no desenvolvimento de capacidades de comunidades”, fazendo dos discursos, da ação e participação cívica um ato político, para criar um território de transformação individual e coletiva.
François Matarasso (coordenador do projeto Traction), Valentí Oviedo (Gran Teatre del Liceu), James Bingham (Irish National Opera), Paulo Lameiro (Sociedade Artística Musical dos Pousos), Luís Sousa Ferreira (23 Milhas e Teatro Nacional D. Maria II), Maria Vlachou (Acesso Cultura), Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes (Vo’arte) são alguns dos participantes da conferência citados nesta publicação. Partindo do exemplo do Traction e da criação de óperas comunitárias na prisão, os testemunhos demonstram que a tecnologia pode ser um recurso valioso nestes processos e sublinham a importância da cultura e da cocriação artístico-comunitária para a promoção da escuta e da equidade.
O caderno está disponível em formato digital e gratuito, em português e inglês.
Ficha técnica
- Textos:
- Vanessa Rodrigues
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Editado:
- 2022
- Páginas:
- 30 p.