Em 2007, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou a iniciativa Crianças e jovens em risco, destinada, numa primeira fase (2007-2011), a apoiar oito projetos-piloto de intervenção junto de famílias com crianças e jovens sinalizados como estando em risco ou perigo, nos concelhos de Amadora, Lisboa, Setúbal e Sintra. Mais de uma década passada, a Fundação Calouste Gulbenkian revisitou as equipas e organizações que implementaram os projetos para procurar perceber as consequências e resultados destes apoios.
Esta publicação reúne agora, de forma sumária, não só o impacto do trabalho desenvolvido ao longo desses anos como incorpora o resultado do follow–up feito às organizações e às equipas mais recentemente.
Sabe-se hoje que o trabalho das organizações no terreno, junto das famílias, dos profissionais, dos parceiros e de outros stakeholders relevantes, teve impacto no sistema nacional de promoção e proteção de crianças e jovens e nas políticas públicas de proteção à infância, designadamente através da aprovação de CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental pela Segurança Social e de outras respostas sociais, com a coordenação das organizações envolvidas nos projetos.