Colóquio/Letras 188

jan – abr 2015

Materialidades da Literatura

“Materialidades da Literatura” é um paradigma de trabalho emergente nos estudos literários, com uma ascendência variada: história do livro, nova filologia, materialismo cultural, teorias dos novos meios, poética digital, etc.

Neste âmbito, Osvaldo Manuel Silvestre aborda a técnica de cinema usada por Joaquim Pedro de Andrade para filmar Manuel Bandeira no documentário O Poeta do Castelo; as tecnologias digitais aplicadas às Humanidades são comentadas por Paulo Silva Pereira em “Barroco digital: remediação, edição textual e arquivo” e por Ricardo Namora em “(Re)criando infraestruturas: o que é exatamente a e-Filologia?”; Manuel Portela e António Rito Silva apresentam-nos uma nova forma de ler o Livro do Desassossego em “A dinâmica entre arquivo e edição no ‘Arquivo LdoD’”; e Sónia Deus Ferreira elucida a forma como no Barroco texto e imagem se conjugam para figurar a morte.

O presente número inclui ainda artigos de Maria Alzira Seixo (o romance Maria Adelaide de M. Teixeira Gomes), Maria de Jesus Cabral (Interlúnio de Eugénio de Castro), Rita Basílio (a correspondência de Pessoa com Ofélia Queiroz), Ângela Varela (o poema em prosa de António Ramos Rosa) e Laura Cavalcante Padilha (Luuanda de Luandino Vieira).

Para além das habituais secções de notas e recensões críticas, publicam-se poemas de Golgona Anghel, um quase-inédito de Alberto de Lacerda e uma entrevista de Ana Marques Gastão a Lídia Jorge.

Emerenciano é o artista convidado.

 

Sumário

Ficha técnica

Outras Responsabilidades:

Nuno Júdice (dir.)

Idioma:
Português
Editado:
Lisboa, 2015
Entidade
Fundação Calouste Gulbenkian
Dimensões:
170 x 245 mm
Páginas:
288
Atualização em 16 dezembro 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.