SmartFarmer
Promotor: Oikos
Âmbito territorial: Nacional
Público-alvo: Produtores e consumidores de hortofrutícolas
Duração: 1 ano
ODS: 2. Erradicar a fome, 12. Produção e consumo sustentáveis
O SmartFarmer é um portal eletrónico que aproxima, por georreferenciação, produtores e consumidores de hortofrutícolas, permitindo que os produtores canalizem a sua produção diretamente ao consumidor, gerando menos desperdício e impactos ambientais e conseguindo melhores rendimentos.
Desta forma, é possível aos pequenos agricultores criarem uma forma mais ágil de estabelecerem Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA), um modo de comercialização de produtos agroalimentares que assenta na venda direta do agricultor ao consumidor, sem intermediários.
O projeto-piloto testará a utilização da plataforma pelos agricultores e consumidores de duas regiões – Beira Interior e Tejo/Lisboa -, procurando avaliar especificamente se esta utilização tem os seguintes impactos: menor desperdício na produção; melhores rendimentos (e mais rapidamente disponíveis) para os produtores; e acesso a produtos agroalimentares frescos, locais e sazonais por parte dos consumidores. Os resultados do piloto serão avaliados com o objetivo de determinar como o modelo poderá ser ajustado e aplicado à escala nacional.
Saiba mais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 2.3
Até 2030, duplicar a produtividade agrícola e o rendimento dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores de subsistência, pastores e pescadores, inclusive através de garantia de acesso igualitário à terra e a outros recursos produtivos tais como conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola.
Meta 12.2
Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais