PING – Poverty Is Not a Game
Jogo didático online que representa a experiência da pobreza, de forma virtual e inovadora destinado à faixa etária correspondente ao 3.º ciclo do ensino básico.
O jogo, financiado pelas Fundações Rei Balduíno (Bélgica), Robert Bosch (Alemanha), Compania São Paolo (Itália) e Fundação Calouste Gulbenkian, foi concebido e desenvolvido pelo Instituto Flamengo de Tecnologias Broadband e desafia os participantes a encontrarem estratégias para escapar a um destino de pobreza.
Em 2011, foi editado o manual de utilização para professores e celebrados protocolos com o Programa Escolhas e com a Direção Geral para a Inovação e o Desenvolvimento Curricular, a fim de disseminar o jogo.
No quadro destes protocolos, realizaram-se ações de formação junto de 44 professores do ensino básico e secundário e oito monitores do Programa Escolhas, coordenadas por um técnico do Instituto de Tecnologias Broadband e pela autora do manual, representante da European Schoolnet.
Neste momento, o jogo PING é utilizado em 89 dos 109 projetos Escolhas. A implementação do jogo em Portugal foi considerada exemplar, pelo que os responsáveis pela sua conceção querem usar o mesmo modelo de disseminação noutros países.