O Futuro da Alimentação
Ciclo de sete conferências com especialistas nacionais e internacionais que contou com a parceria do jornal Público e que teve como propósito a reflexão e o debate sobre o futuro da alimentação, numa perspetiva transversal e integradora das questões da saúde das populações, da proteção do ambiente, da economia, da geração de emprego, da equidade no acesso aos alimentos e também da preservação das identidades culturais locais.
Neste diálogo, cruzaram-se abordagens tradicionais e emergiram novas visões. As várias sessões percorreram áreas como o “Enquadramento Global da Produção e Consumo de Alimentos”, a “Alimentação e Saúde”, a “Alimentação e Desenvolvimento” [i], a “Alimentação, Saúde e Economia”, “Alimentação, Ambiente e Pescas ”, a “Alimentação, Agricultura e Ambiente”, e, finalmente, a “Alimentação, Cultura e Ética”. No final do ciclo foram publicadas as conclusões e apontaram-se sugestões de ação para os decisores políticos, as instituições e o público em geral. A par das conferências, organizaram-se três workshops sobre os seguintes temas:
1) “Alimentação e Saúde”, organizado em parceria com a DECO e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, sobre estratégias de promoção de uma alimentação mais saudável e económica junto das populações;
2) “Empreendedorismo na Área Alimentar”, organizado em parceria com a Inovisa para partilha de práticas inovadoras de sucesso nesta área;
3) “Desperdício Alimentar”, sessão coordenada pelo CESTRAS, onde foi feita a apresentação do estudo “Do Campo ao Garfo – Estudo sobre Desperdício Alimentar em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar em Portugal (PERDA), vencedor do Prémio Ideias Verdes, cuja edição foi apoiada pela Fundação Gulbenkian. Na sequência deste ciclo de conferências foi lançada uma brochura com as principais conclusões e recomendações. Em abril de 2013 foi ainda publicado o livro com todas as intervenções dos conferencistas deste ciclo, que teve lotação esgotada em quase todas as sessões.
Em 2013 foi lançada a edição em livro e em formato digital dos textos das conferências em português e em 2014 será lançada a edição inglesa em formato digital.
[i]
Realizada em parceria com o Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento.