Gulbenkian Água
Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian
Âmbito territorial: Nacional
ODS: 6. Água potável e saneamento; 12. Produção e consumo sustentáveis
Gulbenkian Água é um projeto desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian em prol da eficiência hídrica e de uma nova cultura da água no setor agrícola em Portugal.
A adoção de sistemas e práticas de produção e consumo mais sustentáveis é fundamental para um desenvolvimento sustentável. Em Portugal, uma área onde é particularmente evidente a necessidade de adotar práticas mais eficientes é na gestão da água, em especial no setor agrícola.
Em 2019, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) desafiou o C-Lab – The Consumer Intelligence Lab a desenvolver uma grande investigação sobre a problemática do uso da água em Portugal, centrada no setor agrícola. A investigação foi desenvolvida entre 2019 e 2020, tendo resultado no estudo “O Uso da Água em Portugal: olhar, compreender e atuar com os protagonistas chave”.
Desde 2021, a Fundação Calouste Gulbenkian tem desenvolvido um trabalho de proximidade com uma relevante rede de stakeholders para dar resposta aos desafios identificados no estudo, atuando na aceleração da transformação do setor agroalimentar, no envolvimento de stakeholders e na comunicação do tema do valor da água na alimentação e no setor agroalimentar.
Não foram encontrados resultados.
PUBLICAÇÕES
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 6.4
Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência no uso da água em todos os setores e assegurar extrações sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.
Meta 12.8
Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.