Floresta do Saber
Promotor: RAIZ
Âmbito Territorial: Nacional
Público Alvo: Juvenil, Estudantes
Duração: 3 anos
ODS: 12. Produção e consumo sustentáveis, 13. Ação Climática, 15. Proteger a Vida Terrestre
Este projeto visa criar, numa quinta no município de Aveiro, um laboratório dedicado à sustentabilidade, à floresta e à bioeconomia de base florestal, aberto à sociedade civil.
O objetivo do laboratório é sensibilizar para questões relacionadas com a floresta, que aqui podem ser abordadas e demonstradas de forma prática, proporcionando aos visitantes conhecimento e ferramentas que os apoiem na resposta às atuais problemáticas da sustentabilidade.
Ao mesmo tempo, a Floresta do Saber terá ferramentas que fomentem e capacitem a participação no desenho de políticas públicas inovadoras de apoio à floresta e à bioeconomia portuguesas.
Será um laboratório da floresta, na floresta, com pequenas salas laboratoriais, onde possam ser levadas a cabo várias atividades experimentais, jogos, leituras, exposições, jogos interativos, observações e manipulação de materiais, no qual os visitantes possam apropriar-se de novos bioprodutos e bioprocessos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 12.8
Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza
Meta 13.3
Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas
Meta 15.4
Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.