European Programme for Integration and Migration (EPIM)
Promotor: Network of European Foundations
Âmbito territorial: Europa
Público-alvo: migrantes indocumentados, refugiados ou requerentes de asilo e ONG que trabalham nesta área
Duração: Até 2022
ODS: 10. Reduzir as desigualdades
Programa da iniciativa de 25 fundações europeias, no quadro do Network of European Foundations, para financiamento de projetos de promoção e facilitação da integração de imigrantes na Europa, designadamente refugiados e requerentes de asilo, migrantes indocumentados ou em situação de vulnerabilidade extrema.
A Fundação Gulbenkian faz parte do grupo de fundações fundadoras do EPIM e é, desde outubro de 2018, membro do seu Executive Committee.
Além do financiamento de projetos, o EPIM desenvolve ações de capacitação para organizações de apoio a imigrantes em áreas como: metodologias de avaliação de projetos; advocacia e lobbying; parcerias, redes e colaboração ao nível da União Europeia; media e comunicação e angariação de fundos.
Entre as organizações europeias apoiadas desde a criação do EPIM, em 2005, destacam-se várias organizações portuguesas com trabalho relevante junto das comunidades migrantes, como o Serviço Jesuíta aos Refugiados – Portugal, Solidariedade Imigrante, Caritas Portugal, PROSAUDESC – Associação de Promotores de Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sociocultural, Conselho Português para os Refugiados, CAIS ou Médicos do Mundo – Portugal.
Saiba mais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 10.7
Facilitar a migração e a mobilidade das pessoas de forma ordenada, segura, regular e responsável, inclusive através da implementação de políticas de migração planeadas e bem geridas