Cuidar de quem cuida – apoio a cuidadores de idosos com demências ou em fase pós-AVC (Entre Douro e Vouga)
Projeto de apoio, formação, informação e suporte psicoeducativo a familiares cuidadores de pessoas com demência, com o propósito de manter estes doentes integrados na comunidade, promovendo a sua qualidade de vida e das suas famílias, em contexto domiciliário, enquanto possível.
O projeto está implementado desde 2009 nos concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Arouca e Vale de Cambra e integra as seguintes valências: grupos de intervenção psicoeducativa e de ajuda mútua, formação complementar de cuidadores formais, dinamização de redes de voluntariado locais, soluções de alívio temporário dos cuidadores familiares e fóruns de discussão, possíveis pela existência de parcerias que envolvem um vasto número de instituições, como Centros de Saúde, Câmaras Municipais, IPSS’s, Santas Casas da Misericórdia, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga. Até ao final de 2013, foram abrangidos por esta iniciativa cerca de 290 cuidadores familiares.
Em 2013, foi desenvolvido um manual, com base na experiência adquirida, para disseminação em ações de formação junto de entidades de outros pontos do país que tenham interesse em replicar o projeto.
O projeto foi ainda apresentado como case-study pela Fundação Gulbenkian num encontro de fundações realizado em Cariplo, Itália.
Resultados preliminares apresentados no âmbito do Fórum Gulbenkian de Saúde 2010 dedicado à Saúde Mental:
Apresentação de resultados preliminares do Projecto “Cuidar de quem cuida” (PDF 1MB)
Cartaz projecto Cuidar de Quem Cuida (PDF 2MB)