Action for Age

O Action for Age teve como missão melhorar a integração dos idosos na sociedade e encontrar soluções inovadoras que garantissem a sua qualidade de vida e bem-estar. O projeto foi desenvolvido em parceria com a bienal experimentadesign e em articulação com a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian no Reino Unido, a Royal Society for the Encouragement of Arts e a Thinkpublic.

Numa primeira fase (2009), um grupo de finalistas de cursos superiores de design de Portugal e do Reino Unido envolveu-se na implementação de um projeto-piloto no bairro da Graça, em Lisboa, que teve como finalidade a criação de soluções que pudessem constituir mais-valias no quotidiano dos idosos que habitam aquele bairro lisboeta.

Na segunda fase (início do ano letivo 2010-2011), as escolas superiores de design do país foram desafiadas a integrarem nos seus curricula a temática do envelhecimento da população e a necessidade de desenvolvimento de novos produtos ou serviços adaptados às necessidades dos mais velhos. Na sequência da adesão de 22 escolas e 35 professores, foi lançado um concurso de ideias que incentivou os alunos a conceber produtos ou serviços a pensar numa sociedade mais madura.

No final do primeiro semestre de 2011, foram selecionadas 12 das 98 ideias submetidas. Ao longo do segundo semestre, as equipas desenvolveram estas ideias e prototiparam os projetos.

Os resultados foram apresentados na Fundação Calouste Gulbenkian em setembro de 2011, e os trabalhos de 10 das equipas finalistas foram expostos no hall dos congressos entre outubro e novembro do mesmo ano.

Atualização em 23 fevereiro 2017

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.