Imigração, Género e Cidadania
Promovido por Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes
B12-200657
O projeto pretende abordar uma importante questão de dupla discriminação – género e migrações – trabalhando junto de mulheres imigrantes no sentido de as sensibilizar, prestar informação acerca dos seus direitos e apoiá-las com soluções customizadas. A promoção da autonomia e capacitação destas mulheres para a reivindicação dos seus direitos passará por 3 tipos de atividades: atendimento personalizado, mobilização e sensibilização.
A primeira componente consiste na implementação de um gabinete de atendimento, onde estas imigrantes poderão encontrar alguém que domine a sua língua e cultura de origem e lhes preste apoio em questões de âmbito jurídico, social, etc. O promotor pretende, igualmente, formar um grupo de imigrantes voluntárias que sejam agentes ativas de sensibilização e transmissão de informação nos seus diversos contextos de vida – bairros, redes familiares e trabalho. Finalmente, estas mesmas cidadãs participarão na organização de um conjunto de ações formais de sensibilização.
O projeto é promovido por uma associação que opera na região de Lisboa e cujos colaboradores são maioritariamente imigrantes, o que exponencia as relações de confiança com o grupo-alvo.
Área-chave: Promoção da cidadania ativa
Projeto iniciado em novembro de 2013
Apoio aprovado: 22.499€
Mais informação: www.solimigrante.org
Rua da Madalena, nº8, 2º andar
1100-321 Lisboa