Ensino básico em S. Tomé e Príncipe

Reforço institucional e qualitativo

 

Área de atuação: Ensino básico
Coordenação: Fundação Calouste Gulbenkian e Ministério da Educação, Cultura e Ciência de S. Tomé e Príncipe
Financiador: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros técnicos:  Escola Superior de Educação de Santarém
Localização: São Tomé e Príncipe
Beneficiários: Serviços do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, Docentes e alunos do ensino básico
Duração: 2012 – 2016
Fase do Projeto
: Concluído
ODS:  4. Educação de qualidade

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O projeto consistiu no apoio e na capacitação institucional dos serviços centrais e periféricos do Ministério da Educação no desenvolvimento do ensino básico, através do reforço da Direção de Planeamento e Inovação Educativa e da Escola de Formação de Professores e Educadores.

Realizou-se um Curso de extensão em planeamento educacional (CEPE) com 120 horas, destinado a 20 técnicos do Ministério, complementado com um estágio intensivo e de curta duração em instituições do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, também com a duração de 120 horas, para seis técnicos aprovados no CEPE.

Foram elaborados guias de formação inicial, guias de formação contínua e de formação para diretores de escolas do ensino básico. Estes guias foram disponibilizados aos professores em formato digital. O projeto incluiu ainda cerca de 160 títulos didáticos, em suportes diversificados (livros, jogos e CD) aos Centros de Recursos do Instituto Superior de Educação e Comunicação (ISEC) e ao Centro de recursos de Água Grande e sua rede de escolas associadas.

Resultados:

  • 6 guias de apoio à formação inicial
  • 6 guias de apoio à formação contínua
  • 1 guia de apoio à formação de diretores de escolas básicas
  • 460 técnicos e docentes implicados na elaboração, experimentação e validação dos guias
  • 1 brochura de apoio à Gestão e Organização de Centros de Recursos
  • 161 títulos didáticos para os Centros de Recursos do ISEC e de Água Grande
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Saiba mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 4.1

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Meta 4.10

Aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores