Um Ponto para a Transição Energética
A Fundação Calouste Gulbenkian criou e financiou a implementação no terreno de um projeto-piloto que entre 2022 e 2023, no distrito de Setúbal, procurou acelerar o combate à pobreza energética e contribuir para uma transição energética mais justa. O projeto, a que se chamou Ponto de Transição, é agora referido, juntamente com mais três projetos financiados pelo programa europeu Horizonte 2020, como uma boa prática no âmbito de “espaços de apoio ao cidadão” pela nova Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050, publicada recentemente.
A Fundação Calouste Gulbenkian marcou presença na apresentação pública da Estratégia Nacional, promovida pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a 12 de janeiro, para dar a conhecer o projeto.
O Ponto de Transição, iniciativa da Fundação Gulbenkian em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, o CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade FCT – Universidade Nova de Lisboa e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), é um espaço de atendimento móvel e apoio direto ao cidadão que oferece aconselhamento personalizado em matéria de consumo e eficiência energética, meios de diagnóstico e identificação das soluções mais adequadas para mitigar a pobreza energética junto das populações mais vulneráveis. Uma estratégia assente num modelo inovador que vai ao encontro ao que prevê o Plano Nacional Energia e Clima 2030.
Este projeto-piloto foi lançado tendo por base o facto de Portugal se encontrar num lugar de destaque no ranking europeu de pobreza energética, com muitos dos seus habitantes a viver em casas muito frias no inverno ou demasiado quentes no verão. A falta de conforto térmico, que afeta também a saúde dos portugueses, deve-se a uma combinação de fatores, entre os quais baixos rendimentos, o custo da energia e o baixo desempenho energético das habitações.
A experiência do projeto-piloto Ponto de Transição permitiu testar abordagens de proximidade eficazes no apoio a comunidades mais vulneráveis e contribuir com metodologias replicáveis no combate à pobreza energética.
O Sumário Executivo do projeto já está disponível no nosso website.
Saber mais