Programa de Doutoramento em Matemática nos PALOP
O novo programa pretende formar quadros jovens altamente qualificados, fomentando a consolidação da base científica africana e reforçando o corpo docente das universidades dos PALOP para o exercício de atividades de ensino e investigação. Na primeira edição, o programa doutoral funciona em Cabo Verde e tem como prioridade a formação de 16 doutorandos com origem no país anfitrião, em Angola e Moçambique, onde o número de doutores em Matemática é muito baixo.
O programa conta com três áreas de especialização – Análise, Álgebra e Análise Numérica e Otimização – a desenvolver em quatro anos letivos: um ano curricular, realizado em regime presencial na Universidade Cabo Verde, e três anos para a tese, a partir das instituições de origem dos doutorandos, com a realização de estágios nas instituições dos seus orientadores e mentoria à distância.
Este é um projeto da Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Universidade Agostinho Neto de Angola, e conta com a colaboração de docentes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e de outras instituições portuguesas e europeias (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Autónoma de Madrid, Universidade de Sevilha e Universidade de Pretória), contribuindo para a criação de uma rede internacional de ensino e investigação nesta área.
Esta iniciativa insere-se numa estratégia que tem como objetivo fomentar o talento dos jovens e reforçar a oferta pós-graduada nas áreas STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), de forma a aumentar os seus níveis de aprendizagem e de qualificação, em particular na área da Matemática. Desde 2018, a Fundação apoiou a criação e realização de cinco cursos de mestrado e de dezasseis pós-graduações (incluindo reedições) envolvendo cerca de 450 estudantes em instituições universitárias dos PALOP, o que se traduz num investimento total, superior a 500 mil euros no apoio a formação avançada nestes países.