Prémio Gulbenkian para a Humanidade 2024 recebe número recorde de nomeações
Nesta edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade foi submetido o maior número de nomeações e a mais diversificada proveniência geográfica até ao momento. O vencedor do Prémio de 1 milhão de euros será anunciado na cerimónia que será transmitida em direto, a partir da Fundação Calouste Gulbenkian, a 11 de julho de 2024.
Entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, foram submetidas mais de 180 nomeações, representando 117 nacionalidades de todos os continentes – mais do dobro da diversidade geográfica das edições anteriores.
Mais de metade dos nomeados (58%) vem do Sul Global e a maioria (63%) inclui organizações sem fins lucrativos, empresas (14%) e setor académico (9%). As organizações (102) constituem a maior parte das nomeações, que devem ser apresentadas por terceiros, uma vez que as autonomeações não são permitidas.
Os nomeadores representam 54 nacionalidades, das quais 46% são do Sul Global e 54% do Norte Global, e vários setores, desde a educação e a ciência ao setor agrícola e ao investimento.
Qualquer individuo, organização ou grupo de pessoas e organizações que estejam a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de soluções para as alterações climáticas são elegíveis ao Prémio.
O Júri, presidido por Angela Merkel, assegura um processo de seleção rigoroso e independente que culmina com a recomendação do vencedor do Prémio. Para eleger um vencedor, o Júri do Prémio procura evidência de soluções transformadoras e potencial para mudanças de longo prazo; soluções claras e escaláveis, com um verdadeiro impacto e benefícios ambientais e sociais comprovados; trabalho que inspire e demonstre uma liderança ativa; e ideias que respondam às necessidades atuais e antecipem os desafios futuros.