Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global

A Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global (iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a colaboração técnica da Organização Mundial de Saúde ) será apresentada por Benedetto Saraceno, que preside à Global Initiative on Psychiatry, da Universidade de Genebra.

Esta Plataforma pretende criar uma rede de conhecimentos e experiências que possa servir os países subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento, que enfrentam um aumento da prevalência das doenças não comunicáveis, estando previsto o estabelecimento de parcerias com instituições no Brasil e na Índia.

A Plataforma intervirá ao nível da sistematização da informação existente (epidemiologia da doença mental, avaliação do custo efectivo das intervenções, estratégias que conduzam à mudança, implicações das reformas dos sistemas de saúde, avaliação do impacto económico), mas também da sistematização dos grandes projectos internacionais, particularmente de natureza preventiva, capazes de se tornarem modelos de boas práticas para disseminação global e promoção da sua adopção generalizada. Na agenda da Saúde Global, o investimento tem sido tradicionalmente direccionado às doenças transmissíveis. Sabe-se porém que as doenças não comunicáveis ou não transmissíveis (cardiovasculares, cancro, respiratórias crónicas e diabetes), a que podemos associar os distúrbios mentais, são responsáveis por 60% da mortalidade na maioria dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

O projecto pretende dar continuidade à intervenção da Fundação Gulbenkian no cenário complexo da Saúde Mental Global, no seguimento de outras iniciativas como o Estudo Epidemiológico Nacional sobre Morbilidade Psiquiátrica e o Fórum “Mind Faces – As Diferentes Faces da Saúde Mental”, em 2010. O livro resultante do Fórum será também apresentado neste dia por Shekhar Saxena, director do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Estupefacientes da Organização Mundial de Saúde.