Novos livros sobre meninos especiais
Depois da Vera (trissomia 21) e do Tiago (paralisia cerebral), entre outros, há novos protagonistas das histórias Meninos Especiais, em três livros que a Associação Pais-em-Rede acaba de lançar, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Um deles é Alexandre, o Ágil, que conta a história de uma criança real – como todas aquelas em que se baseiam as histórias destes livros – portadora da síndrome de X Frágil, com origem numa mutação genética que provoca sintomas como a hiperatividade, a timidez social, dificuldades de concentração e explosões emocionais.
Para desmistificar patologias como esta, a Associação Pais-em-Rede tem vindo a convidar desde 2013 escritores e ilustradores para participar no projeto de criação de livros que oferecem um novo olhar, mais inclusivo, sobre crianças diferenciadas por alguma deficiência. Ana Zanatti e Madalena Bastos, Afonso Reis Cabral e Carla Isidro, Isabel Stilwell e Madalena Braga são as três duplas criativas – escrita e ilustração – por detrás dos novos livros desta coleção que, para além do Alexandre, nos falam também do Afonso, uma criança com um atraso global de desenvolvimento (causado por meningite), e do João, que apresenta grandes dificuldades de aprendizagem, não se sabe porquê (sem diagnóstico). Em comum estas crianças têm a necessidade de ser aceites e de fazer amigos, como toda a gente.
Um dos primeiros livros a ser publicado, Um Mundo só Meu, foi escrito por Alice Vieira e ilustrado por Paulo Guerreiro. A história de João, uma criança autista, já vai na 4.ª edição, o que revela também o entusiasmo com que famílias, escolas e instituições têm recebido estes livros. Todos os autores convidados fazem este trabalho criativo pro bono, depois de conhecerem as crianças e as suas famílias, retratadas nos livros.
A Pais-em-Rede é uma associação criada por um grupo de pais dispostos a lutar pela inclusão dos seus filhos com deficiência; o valor das receitas deste projeto de edição é utilizado no fortalecimento da rede de núcleos em todo o país e na criação de respostas inovadoras inclusivas.
Todos os livros Meninos Especiais podem ser adquiridos diretamente à Associação Pais-em-Rede, pelo email: [email protected]