Novos apoios para projetos de arte participativa
Esta será a terceira edição da iniciativa criada em 2020, para apoio a projetos que promovam o acesso, a participação e a cocriação e que reúnam, simultaneamente, objetivos de transformação social e prática artística (artes visuais, performativas, audiovisuais e abordagens transdisciplinares).
Podem candidatar-se entidades coletivas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas e sediadas em Portugal, que apresentem projetos inovadores na área da arte e participação.
Nesta edição, serão apoiados até 15 projetos com um máximo de 30 mil euros/ano na fase piloto (de janeiro a dezembro 2025), destinados à cocriação e ao fortalecimento das parcerias estratégicas dos projetos. Concluído o ano piloto e analisado o progresso dos mesmos, serão propostos a continuação por mais 24 meses os 10 projetos que revelarem melhor alinhamento com os princípios da iniciativa, com um apoio anual de até 35 mil euros.
Serão ainda alvo de majoração os projetos que decorram fora das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, num esforço para promover o fomento deste tipo de iniciativas para lá das grandes áreas urbanas nacionais e alargar o apoio aos territórios tendencialmente menos acessíveis.
As candidaturas estarão abertas até às 12:00 do dia 12 de setembro.
Para clarificar qualquer questão relacionada com as candidaturas, realizar-se-á uma sessão de esclarecimento online no dia 5 de julho às 11:00.
Sobre a iniciativa PARTIS & Art for Change
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição internacional, com sede em Portugal, que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações, através da arte, da ciência, da educação e da beneficência, para uma sociedade mais equitativa e sustentável.
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
Tendo em conta os seus objetivos comuns e as sinergias nas suas linhas de ação, as duas fundações decidiram unir esforços para lançar em 2020 uma iniciativa conjunta, designada “PARTIS & Art for Change” bem como consolidar uma Comunidade de Práticas nos domínios da Artes e Comunidades em território português.