Estão abertas as candidaturas para três novas residências artísticas
Estão abertas as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails, de que a Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM–Centro de Arte Moderna, é um dos parceiros culturais. Cada residência está integrada num dos três projetos-piloto que serão desenvolvidos em Lisboa e Oeiras, no âmbito desta iniciativa europeia.
A residência de Arte & Ciência A Call to the Sea, do projeto-piloto Ocean Literacy, convida artistas e cientistas a apresentarem propostas colaborativas que, partindo das coleções zoológicas do Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, proponham uma reflexão e inspirem soluções inovadoras sobre o papel dos museus na sociedade e a relação entre os seres humanos e a Natureza.
A residência de Arte & Gastronomia Eating Between Tides, do projeto-piloto Regenerative Menu, incita um processo de co-design entre um artista visual, um chef e uma escola municipal, a desenvolver um menu regenerativo que inclua ingredientes provenientes do Estuário do Tejo. Este menu será depois testado em escolas e instituições artísticas em Lisboa.
A residência de Arte & Design Radical Water – Concrete Matters, do projeto-piloto Blue Makerspace, incentiva à criação de um protótipo para o espaço público, contruído a partir de materiais provenientes da bio-região do Mar da Palha e/ou ao desenvolvimento de uma biblioteca de materiais (provenientes de recursos existentes no estuário do Tejo) que possam ser utilizados em projetos futuros.
O período de entrega de candidaturas termina no dia 14 de maio às 16:00.
Bauhaus of the Seas Sails é um projeto pioneiro da Nova Bauhaus Europeia e tem como valores fundamentais a sustentabilidade, a inclusividade e a criatividade com incidência local.
Envolvendo 18 parceiros (da academia, cultura e de territórios localizados) em sete cidades europeias (Génova, Hamburgo, Lisboa, Malmö, Oeiras, Roterdão e Veneza), esta iniciativa europeia, financiada pelo Programa Europeu Horizonte Europa, procura lançar um movimento interdisciplinar e intergeracional para refletir a relação das comunidades costeiras e ribeirinhas com os oceanos, mares e outras massas de água, e promover projetos inovadores que respondam a desafios ambientais e sociais.
Em Portugal, estão a ser desenvolvidos os projetos-piloto Ocean Literacy, Regenerative Menu e Blue Makerspace, com os quais se pretende estimular um entendimento interdisciplinar sobre como podemos contribuir para um futuro sustentável mais consciente. Estes projetos desenvolvem-se através de um programa público de atividades, residências artísticas e científicas, e exposições em espaços culturais.
A Fundação Calouste Gulbenkian é o parceiro cultural, em Portugal, para a implementação destes três projetos-piloto, desenvolvidos em colaboração com os municípios de Lisboa e Oeiras e com o Instituto Superior Técnico.