Catálogo Raisonné de António Dacosta tem nova versão
Este Catálogo Digital reúne todas as obras de António Dacosta, num total de 770, acompanhadas de reproduções de alta qualidade e do estudo detalhado de cada uma delas. Além de uma análise historiográfica e a identificação de todas as coleções, exposições e referências bibliográficas associadas, disponibiliza também uma antologia crítica, ensaios e depoimentos de amigos próximos ou especialistas da sua obra.
Recorde-se que a primeira edição deste Catálogo foi lançada em outubro de 2014, por ocasião do centenário do nascimento de António Dacosta (1914-1990) cuja celebração incluiu também uma exposição retrospetiva da sua obra no Centro de Arte Moderna. Tratou-se, na altura, do primeiro catálogo online produzido sobre um artista português, marcando de forma indelével os estudos e a investigação artística em Portugal.
Oito anos depois, é agora disponibilizada ao público uma versão mais rica e completa, tanto a nível científico – com novos conteúdos, resultado de uma investigação mais aprofundada –, como a nível técnico – com a criação de um novo website integrado mais atraente e dinâmico.
Este projeto contou com a coordenação científica e institucional de Fernando Rosa Dias e Patrícia Rosas, respetivamente, com a coordenação executiva e editorial de Matilde Corrêa Mendes e a colaboração de uma equipa de investigação constituída por Joana Jeremias, Leonor Reis e Sofia Bento.
De forma a prosseguir o trabalho de atualização do catálogo, a Fundação Gulbenkian apela aos investigadores e colecionadores que disponham de informação acrescida sobre a obra de Dacosta que entrem em contacto através do endereço [email protected].
Saber mais