Campanha apoiada pela Gulbenkian angaria 600 mil euros
Os portugueses responderam massivamente à campanha de recolha de fundos, protagonizada pelas principais figuras da Seleção Nacional e da SIC e apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Ao todo, entre 25 de março e 2 de abril, foram angariados 594.567,58 euros, que serão agora utilizados para responder aos pedidos de apoio de 775 instituições no que se prende com equipamentos de proteção individual e de proteção individual hospitalar.
Neste âmbito, está a ser desenvolvido, em parceria com o projeto Open Air, o primeiro kit reutilizável, com todo o equipamento de proteção necessário para os profissionais de saúde que se encontram na linha da frente na luta contra a COVID-19. Validado por médicos, cada kit, desenvolvido inteiramente em Portugal, é composto por um fato de corpo inteiro com proteção de pescoço e ombros, touca, viseira, máscara FFP2 / FFP3, avental, luvas até ao cotovelo e cobre-botas até ao joelho. Serão ainda enviados óculos de proteção para os profissionais mais expostos.
A iniciativa, lançada pela SIC Esperança, SIC e Federação Portuguesa de Futebol, contou também com os apoios da Altice, AR Telecom, CUF, E.Leclerc, Fundação Calouste Gulbenkian, Galp, Lusíadas Saúde, NOS, Nowo, Santander, SIBS, Tabaqueira e Vodafone. A Missão Continente foi o parceiro alimentar e através do seu apoio vão ser doados bens alimentares às Instituições Particulares de Solidariedade Social.