20 Novembro 2019 Bolsas e Apoios

Bolseiros Gulbenkian apresentam peça sobre Democracia na Europa

“Tudo à volta de uma mesa” é uma performance artística de Tiago Barreiros, Lua Carreira e João Ramos Marta que quer dar voz à política da União Europeia no século XXI. Estreia em Portugal dia 26 de novembro.

Bolseiros Gulbenkian
© DR

Em dezembro de 2018, três bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian residentes na Holanda reuniram-se em Amesterdão em busca da resposta a uma pergunta: pode a arte, nas suas diferentes modalidades, ajudar a combater o crescimento de populismos e nacionalismos na Europa? Assim surgiu a ideia de “Tudo à volta de uma mesa”, uma performance de Tiago Barreiros (bailarino/produtor), João Ramos Marta (músico) e Lua Carreira (bailarina) em que a força da palavra, da música e da dança interagem em defesa da Europa Democrática.

A peça conta com a participação dos três artistas bolseiros, que interpretam um monólogo e uma coreografia de dança contemporânea ao som de obras barrocas e contemporâneas para flauta a solo. A performance, com duração de 15 minutos, termina com um debate aberto com o público e alguns convidados, em que se pretende uma partilha de ideias e reflexões para “dar movimento aos cidadãos da Europa”.

Desenvolvida a partir de uma colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, o espetáculo procura sensibilizar o público para os feitos da União Europeia nos últimos 70 anos em prol da Paz, consciencializá-lo para os problemas que esta enfrenta nos dias de hoje (e.g. o nível elevado de abstenção política, o crescimento de populismos e nacionalismos) e relembrar os direitos e deveres de todos enquanto cidadãos.

A peça estreou na Holanda a 9 de maio deste ano, no Dia da Europa. Tem agora data marcada em Lisboa, no dia 26 de novembro, às 18 horas, no Caleidoscópio do Campo Grande.

Atualização em 20 Novembro 2019