Agenda para o Impacto 2030
A Agenda para o Impacto 2030 é o documento que orienta a estratégia nacional para o investimento de impacto e a inovação social. Além de uma análise à realidade atual portuguesa no que concerne ao investimento de impacto mobilizado para solucionar os desafios sociais que o país enfrenta, o documento apresenta 14 recomendações, dirigidas a entidades públicas e privadas, com vista à consolidação de Portugal como referência europeia e internacional na área da inovação e investimento social e à mitigação e resolução de problemas sociais de forma mais eficaz e eficiente, para o período até 2030.
Uma das recomendações em destaque é a necessidade de formar entidades do setor público para a implementação de projetos baseados na contratualização de resultados sociais, ou seja, cujo pagamento de um serviço social dependa do alcance das metas previamente estabelecidas.
Recomenda-se ainda simplificar os processos de pedidos de reembolso, reforçar a comunicação dos casos de sucesso junto de novos potenciais investidores, alargar incentivos fiscais ou viabilizar a canalização de ativos não reclamados para investimento social.
As recomendações da Agenda para o Impacto 2030 estarão, ainda, na base da criação do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social, organismo liderado pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, à qual compete dinamizar o empreendedorismo social e mobilizar investimento de impacto em Portugal.
A Agenda para o Impacto 2030 resulta do trabalho desenvolvido desde 2021 pelo Conselho Consultivo do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social, composto pelas mais relevantes entidades do ecossistema de inovação social português e liderado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Acompanhe a apresentação da Agenda para o Impacto 2030 na segunda-feira, 17 de outubro, pelas 15:00 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian ou, via streaming, na página do evento.
Ver estudo