A Fundação continua aqui, para si
#GulbenkianEmCasa
Não pode ir ao Museu mas, a partir de casa, pode embarcar numa visita virtual e percorrer cada sala da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna, parando o tempo que desejar frente a cada peça. Se preferir uma visita guiada, saiba que vão sendo disponibilizados os episódios da série “Arte Num Minuto” (produzida em parceria com a RTP por ocasião dos 60 anos da Fundação). Ao todo, são 60 episódios que permitem, num minuto, conhecer a história de algumas das peças do Museu Gulbenkian. Desvendamos ainda, em “Uma Coleção com História”, curiosidades sobre a conceção e aquisição das obras, relatos sobre os autores e anteriores proprietários e histórias sobre os protagonistas que a coleção encerra.
Na área da Música, e enquanto a Temporada não for retomada, continuaremos a levar a música até si. Serão disponibilizados regulamente vários concertos – desde o ciclo Pianomania (com o duo Pedro Burmester e Mário Laginha, Menahem Pressler e Beatrice Rana) à atuação da Orquestra Gulbenkian no Vale do Silêncio, à Paixão Segundo S. Mateus, com Coro e Orquestra Gulbenkian dirigidos por Michel Corboz, para ouvir por alturas da Páscoa.
Terá ainda, ao seu dispor, documentários, uma visita aos bastidores do Grande Auditório, playlists criadas para si no Spotify. Além disto serão transmitidos diariamente, às 19:00, a partir do Facebook da Fundação, concertos de cerca de 20 salas de concerto da rede ECHO, de que a Gulbenkian faz parte. As transmissões começam na segunda-feira, dia 23, com a Sinfonia nº 9 de Dvořák, tocada pela Bavarian Radio Symphony Orchestra, uma proposta do Het Concertgebouw Amsterdam.
As atividades educativas também foram canceladas, mas disponibilizámos tutoriais que permitem ocupar as crianças durante esta temporada. Com crianças dos 6 aos 12 anos, por exemplo, pode aventurar-se a fazer um livro de autor – desde a sua construção à criação de ilustrações ou de pop-ups – ou a estimular a criatividade dos mais novos de modo a que se lancem na escrita das suas narrativas.
Parte das coleções da Biblioteca de Arte e dos Arquivos Gulbenkian já estão ao seu dispor, online. Para além dos nossos canais habituais de acesso, disponibilizámos uma espécie de best of de livros e revistas, fotografias e livros de artista, documentos que fazem parte da história da Fundação Calouste Gulbenkian e que geralmente estão longe dos olhares do público.
Além do que lhe propomos nas áreas do Museu e da Música, das atividades educativas, da Biblioteca de Arte ou dos Arquivos Gulbenkian, continuaremos a trabalhar, a partir de casa, em todos os projetos e programas que temos vindo a desenvolver, ao longo das últimas décadas, na área da filantropia.
Tal como fazemos há mais de 60 anos, estaremos aqui para si, atualizando regularmente as sugestões para que possa acompanhar, a partir de casa, as várias áreas de atuação da Fundação Gulbenkian.
Visita ao Museu A Música Continua Atividades educativas Biblioteca de Arte