António Ferrer Correia

Presidente (1993 – 1998)

 

António Ferrer Correia

Miranda do Corvo, 15 de agosto de 1912 – Coimbra, 16 de outubro de 2003

Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian de 1958 a 1993, António Arruda Ferrer Correia assumiu a sua Presidência entre 1993 e 1998. Durante o seu mandato tutelou os serviços de Educação, de Bolsas de Estudo, o Museu, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão e o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), os serviços Centrais, de Relações de Trabalho e o de Bibliotecas Itinerantes/Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura.

Licenciado e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, da qual foi diretor e professor catedrático a partir de 1948, lecionou nessa instituição Introdução ao Estudo do Direito, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Comercial e Direito Internacional Privado. Foi ainda professor da Faculté Internacionale de Droit Comparé e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro, de Santos e Federal do Rio de Janeiro

Membro da Comissão Revisora do Projeto da Parte Geral do Código Penal e Presidente da Comissão de Revisão do Código Comercial, foi Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro e Federal do Rio de Janeiro, reitor e reitor honorário, após a jubilação, da Universidade de Coimbra, fundador e presidente do Centro Interdisciplinar de Estudos Jurídicos-Económicos, diretor da Revista de Direito e Economia, presidente do Institut de Droit Internacional, advogado e jurisconsulto.

Foi agraciado com numerosas condecorações nacionais e estrangeiras, a saber, a Grã-Cruz da Ordem de Mérito de Itália, Grã-Cruz da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, Grã-Cruz da ordem Militar de Sant’Iago da Espada, Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, Medalha do Conselho de Miranda do Corvo. Foi ainda Membro Emérito da Academia Internacional, Membro honorário da Academia de Ciências de Lisboa e Membro honorário dos Advogados Brasileiros.

Participou em dezenas de congressos, proferiu palestras, discursos e conferências, e foi autor de uma vasta bibliografia na área do Direito.