Biblioteca Particular
O núcleo constituído pela coleção de manuscritos e obras impressas que ilustram a Arte do Livro no Oriente e no Ocidente entre os séculos XIII e primeira metade do século XX, de elevado valor patrimonial, encontra-se integrado no acervo do Museu Gulbenkian.
O outro núcleo, constituído por cerca de 3000 títulos de publicações que abrangem os mais diversos domínios do conhecimento, encontra-se integrado no fundo documental da Biblioteca de Arte. Foi esta coleção, constituída sobretudo por monografias e publicações periódicas, que Calouste Gulbenkian utilizou como ferramenta de estudo e investigação para satisfazer a curiosidade intelectual que sempre o caracterizou.
A biblioteca particular pode constituir um testemunho privilegiado das preferências e necessidades de informação do proprietário em diferentes momentos da vida, refletindo etapas do seu percurso pessoal.
Procurou-se selecionar alguns núcleos desta coleção documental que permitissem estabelecer ligações com fases do percurso pessoal de Calouste Gulbenkian e com algumas conhecidas características do seu caráter.
Consulte a Biblioteca Particular Calouste Gulbenkian