Biblioteca Particular

Calouste Gulkbenkian reuniu ao longo da sua vida uma importante biblioteca, atualmente dividida em dois grandes núcleos.

O núcleo constituído pela coleção de manuscritos e obras impressas que ilustram a Arte do Livro no Oriente e no Ocidente entre os séculos XIII e primeira metade do século XX, de elevado valor patrimonial, encontra-se integrado no acervo do Museu Gulbenkian.

O outro núcleo, constituído por cerca de 3000 títulos de publicações que abrangem os mais diversos domínios do conhecimento, encontra-se integrado no fundo documental da Biblioteca de Arte. Foi esta coleção, constituída sobretudo por monografias e publicações periódicas, que Calouste Gulbenkian utilizou como ferramenta de estudo e investigação para satisfazer a curiosidade intelectual que sempre o caracterizou.

A biblioteca particular pode constituir um testemunho privilegiado das preferências e necessidades de informação do proprietário em diferentes momentos da vida, refletindo etapas do seu percurso pessoal.

Procurou-se selecionar alguns núcleos desta coleção documental que permitissem estabelecer ligações com fases do percurso pessoal de Calouste Gulbenkian e com algumas conhecidas características do seu caráter.

 

Consulte o site da Biblioteca Particular Calouste Gulbenkian »