A Fundação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As Nações Unidas definiram em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda comum com vista a erradicar a pobreza e endereçar outras necessidades, procurando aliar estratégias que melhorem a saúde e educação, reduzam as desigualdades e potenciem o crescimento económico, focando também as alterações climáticas e a preservação dos oceanos e das florestas.

Compreendendo a força deste modelo, que possibilita uma linguagem comum, uma aprendizagem partilhada e potencia parcerias entre o setor filantrópico, o setor público e o mundo empresarial, a Fundação realizou em 2020 um projeto que visou compreender de que forma as suas atividades e projetos se alinham com os ODS, procurando formas de medir esse alinhamento.

Este foi um trabalho pioneiro no mundo filantrópico, motivo pelo qual a Fundação optou por o realizar em colaboração com os Rockefeller Philanthropy Advisors (RPA), uma instituição de know how reconhecido no tema, e cujos membros da sua equipa sénior participaram na conceptualização dos ODS.

Foi um exercício minucioso e transversal, tendo os RPA trabalhado com todos os serviços da Fundação para discutir os seus objetivos estratégicos e linhas de ação, e de que modo estes se alinham com os ODS, procurando identificar elementos quantitativos (indicadores) e qualitativos que permitam mensurar essa contribuição.

Atualmente a Fundação já assinala nas suas principais publicações externas quais os ODS para os quais cada projeto e atividade estão a contribuir, e é sua ambição reforçar cada vez mais o seu reporting externo, deixando transparecer a forma como este alinhamento está a ser concretizado.

Desde outubro de 2020, a Fundação tem vindo a partilhar a sua análise sobre ODS com redes de instituições filantrópicas mundiais, nomeadamente com o European Foundation Centre, o "Theory of the Foundation" e o Centro Português de Fundações. A Fundação tem como objetivo continuar a apostar nesta troca de know how e experiências, como forma de reforçar o seu compromisso para com os ODS, promover a adoção dos mesmos, e manter-se fiel ao seu espírito colaborativo e à sua missão.

Neste contexto, gostaríamos de partilhar convosco as principais conclusões deste primeiro exercício que a Fundação desenvolveu, na esperança de que vos possa ser útil.

 

Isabel Mota
Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

 

Como alinhámos os ODS com a nossa atividade

Atualmente, a Fundação contribui maioritariamente para os ODS 4, 9 e 11

21% 4% ODS 3 Saúde de Qualidade 5% 14% 7% 3% 46%
ODS 10 Reduzir as Desigualdades ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis ODS 13 Ação Climática ODS 4 Educação de Qualidade ODS 9 Indústria, Inovação e Infraestruturas ODS 3 Saúde de Qualidade Outros ODS

ODS 3 Saúde de Qualidade

Meta 3.2: Fim das mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças
Meta 3.5: Reforço da prevenção e tratamento do abuso de substâncias
Meta 3.b: Apoio à pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos

Saúde

Projetos na área da Saúde

ODS 10 Reduzir as Desigualdades

Meta 10.2: Promoção da inclusão social de todos

Coesão e Inovação Social

Projetos com crianças/jovens, idosos e migrantes

ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis

Meta 11.4: Proteção e preservação do património cultural
Meta 11.5: Redução do número de pessoas afetadas por catástrofes

Cultura

Museu, CAM, Bibliotecas e preservação da língua e cultura arménia

ODS 13 Ação Climática

Meta 13.3: Consciencialização e mitigação das alterações climáticas e dos seus impactos

Alterações Climáticas

Prémio Gulbenkian para a Humanidade

Outros ODS

ODS 9 Indústria, Inovação e Infraestruturas

Meta 9.5: Fortalecimento da investigação científica

Ciência

Instituto Gulbenkian de Ciência e projetos desenvolvidos nos PALOP

ODS 4 Educação de Qualidade

Meta 4.7: Contribuição da Cultura para o desenvolvimento
Meta 4.4: Aumento de habilitações e competências
Meta 4.b: Bolsas de estudo para países em desenvolvimento

Educação e Cultura

Música, Museu, CAM, Bibliotecas, Atividades Culturais, Bolsas e Projetos na área da Educação

Para visualizar mais informação sobre a forma como a Fundação contribui para cada ODS passe o rato por cima de cada parcela do gráfico (ou clique, se estiver a aceder através de um dispositivo móvel).

Quais os 5 elementos-chave para uma maior integração e alinhamento com os ODS?

Para saber mais