Foram abrangidas todas as áreas de atuação da Fundação, tendo sido analisados os seus objetivos estratégicos e linhas de ação, e como estes se alinham com os ODS. Foi também realizado um levantamento dos indicadores e outras informações já recolhidas.
A Fundação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
As Nações Unidas definiram em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda comum com vista a erradicar a pobreza e endereçar outras necessidades, procurando aliar estratégias que melhorem a saúde e educação, reduzam as desigualdades e potenciem o crescimento económico, focando também as alterações climáticas, restauro da biodiversidade e a conservação dos oceanos.
Compreendendo a força deste modelo, dos seus benefícios tangíveis e intangíveis, a Fundação realizou em 2020, em colaboração com os Rockefeller Philanthropy Advisors (RPA), um projeto que visou compreender de que modo as suas atividades e projetos se alinham com os ODS, procurando formas de medir esse alinhamento. Este foi um trabalho pioneiro no mundo filantrópico, motivo pelo qual a Fundação optou por realizá-lo em colaboração com os RPA, uma instituição com know how reconhecido no tema, e cujos membros da equipa sénior participaram na conceptualização dos ODS.
Este modelo possibilita a utilização de uma linguagem comum e de uma aprendizagem partilhada e potencia parcerias entre o setor filantrópico, o setor público e o mundo empresarial. Para além de promover maior transparência dos resultados alcançados por intermédio das atividades da Fundação, os ODS estão também a traduzir uma maior ênfase nos objetivos que se pretendem alcançar a nível organizacional.
Atualmente a Fundação tem atividades alinhadas com praticamente todos os ODS, assinalando nas suas principais publicações externas quais os ODS para os quais cada projeto e atividade estão a contribuir, a sua ambição é reforçar cada vez mais o seu reporting externo, deixando transparecer a forma como este alinhamento está a ser concretizado.
Seguindo essa lógica de transparência, mantendo-se fiel ao seu espírito colaborativo e à sua missão, a Fundação partilhou a sua experiência e o modelo de reporte de ODS, com mais de 20 das suas congéneres e ainda com redes de instituições filantrópicas, nomeadamente a European Foundation Centre (hoje renomeada Philantrophy Europe Association - Philea), o o "Theory of the Foundation" e o Centro Português de Fundações. Desta partilha, nasceram várias oportunidades de aprofundamento do tema, junto de outras organizações igualmente interessadas em implementar este modelo de análise.
Neste contexto, na esperança de que vos possa ser útil gostaríamos de partilhar convosco as principais conclusões do ano 2021.
Como alinhámos os ODS com a nossa atividade
Atualmente, a Fundação contribui maioritariamente para os ODS 4, 9 e 11
ODS 3 Saúde de Qualidade
Meta 3.2: Fim das mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças
Meta 3.5: Reforço da prevenção e tratamento do abuso de substâncias
Meta 3.b: Apoio à pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos
Saúde
Projetos na área da Saúde
ODS 10 Reduzir as Desigualdades
Coesão e Inovação Social
Projetos com crianças/jovens, idosos e migrantes
ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
Meta 11.4: Proteção e preservação do património cultural
Meta 11.7: Acesso a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes
Cultura
Museu, CAM, Bibliotecas e preservação da língua e cultura arménia
ODS 13 Ação Climática
Alterações Climáticas
Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Outros ODS
ODS 9 Indústria, Inovação e Infraestruturas
Meta 9.5: Fortalecimento da investigação científica
Ciência
Instituto Gulbenkian de Ciência e projetos desenvolvidos nos PALOP
ODS 4 Educação de Qualidade
Meta 4.4: Aumento de habilitações e competências
Meta 4.7: Contribuição da Cultura para o desenvolvimento
Educação e Cultura
Música, Museu, CAM, Bibliotecas, Atividades Culturais, Bolsas e Projetos na área da Educação
Dados relativos a abril de 2022
Para visualizar mais informação sobre a forma como a Fundação contribui para cada ODS passe o rato por cima de cada parcela do gráfico (ou clique, se estiver a aceder através de um dispositivo móvel).