FCG Secção: Atividades Educativas

Brochura para escolas

Veja a programação para 2017/2018

Abrimos a temporada de 2017/2018 com uma brochura recheada de propostas de atividades destinadas a grupos escolares, professores e públicos com necessidades educativas especiais. As nossas sugestões foram cuidadosamente pensadas de acordo com as características dos vários públicos-alvo, procurando responder às diferentes expectativas e fortalecer a relação entre os visitantes e a Fundação Calouste Gulbenkian.

As atividades encontram-se organizadas segundo níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior, passando pelas academias e universidades seniores e pelo ensino integrado e especial. Seguem-se os destaques da temporada, os Concertos Comentados e os Guias de Audição. A fechar esta brochura estão as páginas dedicadas aos professores, onde poderá conhecer as nossas propostas de cursos e workshops, bem como as sinopses relativas aos materiais didáticos que disponibilizamos. 

Este ano oferecemos uma programação variada, que inclui diferentes tipologias de atividades – visitas orientadas, concertos e oficinas –, agrupadas por temáticas-chave.

Entre setembro e março, teremos a inauguração de seis exposições, dando continuidade à nova identidade e visão do Museu Calouste Gulbenkian, que passou a integrar as duas coleções – a Coleção do Fundador e a Coleção Moderna. Destaque para a exposição Do outro lado do espelho, que terá lugar na Galeria Principal do Edifício Sede entre 27 de outubro de 2017 e 5 de fevereiro de 2018, e para a programação associada, que inclui visitas orientadas e uma oficina para os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Chamamos ainda a atenção para a participação da Biblioteca de Arte no projeto LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura, que incluirá uma pequena exposição de livros de artista e visitas orientadas, onde estarão presentes alguns dos autores.

O alerta final vai para o já habitual Encontro com Professores, que este ano terá duas edições, a 6 de setembro e a 14 de outubro, cujo objetivo é promover o convívio entre educadores da Fundação Calouste Gulbenkian e os professores. Pretende-se ainda contribuir para o planeamento de propostas educativas complementares da relação entre os territórios escolar e cultural.

Ao longo desta brochura poderá encontrar mais informações acerca da programação, que inclui propostas para todas as idades. Agende a sua visita o mais cedo possível. 

Bom ano letivo!