Plasticus maritimus, uma espécie invasora

Formação pedagógica teórico-prática

«A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos, o equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto! Já é tempo de fazermos alguma coisa.»
Ana Pêgo, Plasticus maritimus

Os professores são os mais fortes aliados na mobilização e consciencialização dos alunos para a literacia dos oceanos e por isso propomos que conheçam Plasticus maritimus, uma «espécie» que se apoderou das nossas vidas e que agora está em todo o lado, causando uma infinidade de problemas. É importante perceber o que é, de onde vem, quais os efeitos da sua utilização descontrolada e o que se pode fazer para minimizar o problema. Vamos também perceber como é que, a brincar, conseguimos dominá-la.
Nesta formação, explorando tanto o lado científico, como o lado artístico, serão oferecidas aos professores ferramentas científicas e lúdicas que podem ser usadas em sala de aula, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o oceano e de estimular a sua vontade de o proteger, contribuindo para a tão desejada alteração de comportamentos. Esta formação é dirigida a professores, e outros agentes educativos, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas. Vão abordar-se as questões científicas relacionadas com a poluição dos oceanos por plásticos, e serão propostas abordagens artísticas ao tema, intercalando a teoria com atividades práticas que podem ser replicadas, posteriormente, em sala de aula.

Conceção e orientação
Ana Pêgo

07, 08 mar 2020 / Sáb, dom / 10:00–13:00; 14:30–17:30 

Nota: Esta formação destina-se a professores de vários níveis de ensino e outros profissionais da área educativa.

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 2 dias

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 25

Língua: Português

Preço: 50,00 €

Onde:

Ponto de encontro: Edifício Sede — Sala 2

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: