O poder das histórias

Visita online

A tradição de contar histórias, que passam de pais para filhos, de tutores para aprendizes, atravessa muitos lugares e culturas desde tempos imemoriais e é muitas vezes um dos grandes veículos de passagem de ensinamentos e valores fundamentais e de reforço das identidades culturais e civilizacionais na sua riqueza e diversidade.
Esta visita, em versão digital, tem como ponto de partida um manuscrito persa do século XIX, pertencente à coleção de Calouste Gulbenkian, que narra fábulas e contos tradicionais que remontam à Índia antiga e foram sendo traduzidos ao longo dos séculos para diferentes culturas, alguns deles chegando até aos nossos dias em versões nossas conhecidas.
Através da exploração destas fábulas e deste manuscrito, esta visita promove uma conversa e reflexão sobre o papel fundamental da transmissão de geração em geração e sobre a importância de manter a tradição oral viva, atualizando-a, fazendo pontes com a sociedade contemporânea e com as questões que definem as nossas noções de identidade.

Palavras-chave
Identidade, memória, interculturalidade

Conceção e orientação
Diana Pereira


Nota: Sujeita a marcação. A plataforma online de videoconferência será definida aquando da marcação, podendo utilizar-se a da Fundação Calouste Gulbenkian ou a da própria escola/instituição.

Instituição

Data de Marcação

Local

Dados do grupo

 Requer marcação

Entre em contacto connosco para que possamos organizar uma sessão que se adapte às suas necessidades.

Faça o seu pedido de marcação

Sobre a atividade:

Duração: 90

Mínimo de participantes: 8

Máximo de participantes: 20

Idioma: Português

Free

Onde:

Local: Plataforma de videoconferência

Para quem:

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: