Livro de Imagens: Portugal, Chris Marker e a coleção Petite Planète

Ciclo de conversas na Biblioteca

Entre 1954 e 1958, Chris Marker edita para a Seuil a peculiar coleção de livros fotográficos de viagem – a Petite Planète – que contempla um número dedicado a Portugal, publicado em 1957. Neste volume, abertamente crítico do regime de Salazar e da sua propaganda, o texto mordaz é iluminado pelas imagens e pela experimental montagem fotográfica do próprio Marker, que aqui ensaia elementos da sua linguagem cinematográfica posterior. Escapando às convenções do protocolo turístico, este livro afirma uma autoria artística e devolve-nos, em contradiscurso, um sugestivo e invulgar retrato do país.

Moderação: Susana S. Martins

Susana S. Martins é investigadora do Instituto de História da Arte (IHA-FCSH/NOVA). É doutorada em fotografia e estudos culturais pela Katholieke Universiteit Leuven (KUL), Bélgica, e a sua investigação concentra-se no campo da história e teoria da fotografia e na sua intersecção com áreas como exposições, livros de viagem, arte contemporânea e identidades nacionais. Editou, com Anne Reverseau, o livro Paper Cities. Urban Portraits in Photographic Books (Leuven, 2016). Leciona no Departamento de História da Arte da FCSH/NOVA e é membro da equipa de investigação do projeto FCT Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974).

 

A Biblioteca de Arte associa-se ao Projeto FCT PTDC/CPC-HAT/4533/2014 “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) “, integrado no Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA e no DINÂMIA-IUL-ISCTE, acolhendo o ciclo de 3 conversas sob o tema Quando a fotografia impressa faz a História.

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 45 minutos

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 40

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Átrio da Biblioteca de Arte

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: