Aula no Jardim – ensinar a aprender com a natureza

Curso teórico-prático

A familiaridade das crianças com o mundo natural traz benefícios a muitos níveis, do educacional ao bem-estar físico e emocional. Sabemos que através da experiência, e do entusiasmo que dela brota, se consolidam aprendizagens, e que com o despertar dos sentidos e o aguçar da curiosidade é possível estimular o desenvolvimento psicológico, social, interpessoal e estético.
Neste curso de dois dias, que se inscreve numa filosofia de aprendizagem em contacto com a natureza e com o espaço exterior, propõe-se a exploração de estratégias práticas que levam o ensino e a aprendizagem para fora da sala de aula. Tendo como ponto de partida alguns conteúdos curriculares do 1.º e do 2.º ciclos, leva-se a matemática, o português e as ciências ao encontro da arte, numa exploração direta ao ar livre. A natureza e os seus elementos tornam-se assim ferramenta e laboratório para a aquisição de conhecimentos de uma forma lúdica, criativa e experimentalista.

Conceção e orientação
Leonor Pêgo, Vanda Vilela

23 fevereiro, 4 maio 2019 / Sáb / 10:00 – 13:00; 14:30 – 17:30

Curso para professores do 1º e do 2º ciclos do ensino básico e outros profissionais da área educativa. Grande parte do curso acontece no Jardim, independentemente das condições climatéricas. Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. 

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 12 horas

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 25

Língua: Português

Preço: 50,00 €

Onde:

Ponto de encontro: Jardim - Edifício Sede

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo:

Equipa educacional: