50 Tesouros para procurar no Jardim

Jogo self-service

 

O Jardim Gulbenkian, tal como todos os jardins, é um mundo imenso de plantas, animais, fungos e outros seres vivos, que se combatem e entreajudam ao longo do ano. Vivem por aqui mais de 200 espécies de plantas, mais de 40 aves diferentes e inúmeros insetos, incluindo borboletas, libélulas e libelinhas, cigarras e abelhas. Mas também fungos, líquenes, répteis e anfíbios. Este jogo em formato desdobrável desafia-o a descobrir 50 espécies e elementos naturais neste jardim, para ir registando, com uma cruz, o que conseguir encontrar. Pode ser realizado individualmente ou em grupo e é adequado para todas as idades, tanto para escolas como para particulares.

O desdobrável custa 3€ e pode ser adquirido na loja do Edifício Sede. A loja funciona todos os dias das 10:00 às 18:00 (em dia de concerto, abre uma hora antes) e encerra ao domingo, quando não há atividades no Edifício Sede.

 

Informação para Escolas e Grupos

Saber mais

 

– Desdobrável 50 Tesouros para procurar no Jardim (1 exemplar por jogador ou por equipa)
– Lápis ou caneta
– Telemóvel ou câmara fotográfica (opcional)
– Bloco de notas e material de desenho (opcional)

Cada jogador ou equipa deverá receber um exemplar do desdobrável. Para jogar em grupo, é importante definir os pontos de partida e de chegada, assim como um tempo limite e a forma de comprovar as descobertas. Em seguida, pode começar a explorar, registando, com uma cruz, as espécies que conseguir encontrar. Para comprovar as suas descobertas, poderá registar o que observar através da fotografia e mesmo do desenho, ou ainda gravar sons da natureza ou apanhar bolotas e folhas que se econtrem soltas no solo.

Depois é só contar quantas coisas encontrou e saber onde se encontra na escala naturalista do Jardim Gulbenkian. Se jogar em grupo ou equipa, poderá então comparar os resultados e contabilizar os pontos de cada jogador ou equipa para determinar o vencedor!