O freixo traz as direções: oposto-cruzado…
Teixo, teixo: teu veneno é a minha cura.
— Ana Sofia Paiva
A partir do trabalho de investigação realizado ao longo de 2022, Ana Sofia Paiva desenhou um ciclo de oficinas performativas pensado para todas as idades — dos 0 as 100, em simultâneo. O reino vegetal é mestre em ensinar como é possível diferentes espécies, universos, capacidades, formas conviverem numa mesma geografia, fruindo, dialogando e aprofundando raízes de intuição e conhecimento de forma coordenada, íntima e verdadeiramente cooperativa. Nestas oficinas, pais e bebés, crianças de todas as idades, adolescentes e adultos com os mais variados interesses poderão conhecer algumas árvores características da mata portuguesa nas suas dimensões históricas, botânicas, literárias, culturais e mitológicas. Através de diferentes camadas de relação e comunicação, Ana Sofia Paiva e José Grossinho guiarão o público numa experiência ecológica multissensorial, uma viagem ativa ao mundo das árvores, e aos mundos que elas nos abrem.
Estas duas guardiãs do tempo devem ser observadas com toda a atenção, por dentro e por fora, para encontrar caminhos e transformar veneno em remédio.
Crianças até aos 12 anos de idade deverão ser acompanhadas por um adulto. Os bebés de colo até 1 ano não pagam bilhete. Não é permitida a entrada na sala após o fecho de portas, às 10:00 e às 11:30, respetivamente, salvo indicação dos assistentes de sala.
FICHA TÉCNICA
Direção e narração
Ana Sofia Paiva
Música e ambiente sonoro
José Grossinho