Um Corpo que Dança
De Marco Martins
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianDuração: 127 min.
Uma proposta para a história do corpo, baseada no percurso de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX, o documentário de Marco Martins caminha a par do desenvolvimento da dança em Portugal e da história política, económica e sociocultural do país.
Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005 é a história da vivência de um novo corpo, em transformação, que se liberta do fascismo, e de uma sociedade em mudança que se abre ao mundo exterior. Através de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos, acompanha-se, pelos movimentos e pelas palavras dos seus protagonistas, o trajeto do Ballet Gulbenkian, desde a génese no início dos anos 1960 até à extinção em 2005.
Inserida na programação do ciclo dança não dança, esta exibição tem lugar no mesmo dia que a apresentação de Ritmo/Violento, uma performance de André Cabral com a Escola Superior de Dança, criada a partir de Ritmo Violento, espetáculo de Norman Dixon interpretado pelo Grupo Experimental de Ballet em 1961.
Marco Martins (1972, Lisboa) é encenador e realizador, tendo ganho, em 2005, o Prix Regard Jeune na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, com o filme Alice. Destaca-se também a vídeo-instalação Twenty-One-Twelve – The Day the World Didn’t End, correalizada com Michelangelo Pistolletto e exibida no Museu do Louvre. No teatro, fundou, em 2007, com Beatriz Batarda, a companhia Arena Ensemble.
dança não dança
Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais
Ficha técnica
Autoria e Realização
Marco Martins
Assistente de Realização
Rita Quelhas
Pesquisa de Imagem e Apoio à Realização
Lígia Resende
Pesquisa Fotográfica
Sara Coelho
Montagem
Rita Quelhas e Catarina Lino
Desenho e Misturas de Som
Miguel Martins
Correção de Cor
Mário Gaspar
Banda Sonora Original
Filipe Raposo
Argumento
Marco Martins
Com a Colaboração de
Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins, Luiz Antunes e Maria José Fazenda
Arquivo Inédito
Paulo Sabino
Produção e Direitos
Marta Martins
Coordenação de Projeto
Patrícia Faria
Produtora
Filipa Reis
Uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Um filme de Marco Martins produzido por Vende-se Filmes com a coprodução da RTP.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.