Song of the Land, de Chikako Yamashiro
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Data
- sáb,
- Encerra à Terça
Local
Espaço Projeto Centro de Arte Moderna GulbenkianPreço
- Entrada gratuita
Mud Man (2016) [Homem de Lama] é uma instalação vídeo que tem como cenário a ilha de Okinawa (Japão) e as ilhas de Jeju (Coreia do Sul), locais onde a presença do exército dos Estados Unidos é alvo de grande controvérsia.
Apresentado pela primeira vez na Europa na sua versão original com 3 canais, o filme conta a história de uma comunidade que é confrontada com excrementos de pássaros que se assemelham a pedaços de lama que caem do céu.
Estes excrementos despertam as pessoas que estavam meio-adormecidas, as quais começam a apanhar os pedaços de lama para ouvir as vozes que emanam do seu interior e lhes falam de história e património, da natureza e de outras comunidades.
Abordando as camadas de memória histórica contidas num determinado território, esta obra debruça-se sobre a complexa construção da identidade enquanto comunidade, no que respeita à autonomia e à agência.
Em Seaweed Woman (2008) (Mulher-Alga], Yamashiro imagina-se como criatura mitológica do mar para personificar o corpo político de Okinawa.
Flutuando no oceano, coberta de algas marinhas que escondem e revelam partes do seu corpo, esta obra imersiva, composta por fotografias e vídeo projetados, mergulha o espetador num mundo místico, apresentando a muito contestada relocalização da base militar americana a partir de uma perspetiva subaquática.
Yamashiro seleciona elementos visuais ambíguos e fragmentados que convidam a múltiplas leituras. Canalizando as memórias e os conflitos de outros através do seu próprio corpo, a artista procura fomentar o discurso sobre a história de Okinawa, do Japão e de toda a Ásia Oriental.
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Biografias
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Chikako Yamashiro
Chikako Yamashiro (Okinawa, 1976) trabalha com fotografia, vídeo e performance para criar investigações visuais sobre a história, a política e a cultura da sua terra natal. Em particular, a artista explora temas relacionados com as terríveis baixas civis sofridas em Okinawa durante a Segunda Guerra Mundial e com os problemas que continuam a existir relacionados com a presença militar dos EUA no local. O seu trabalho foi apresentado no National Museum of Modern Art (Tokyo), no Mori Art Museum (Tóquio), no Jeju Museum of Art (Coreia do Sul) e no Contemporary Jewish Museum (São Francisco), entre outros. Participou em festivais de cinema como o Festival Film Dokumenter, em Yogyakarta (2017) e o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen (2018), onde recebeu o Prémio ZONTA.
Ficha técnica
Imagem principal
© Chikako Yamashiro/Cortesia de Yumiko Chiba Associates
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.