Nesta conferência internacional, que marca o início da Academia do Museu Gulbenkian, debate-se o papel do setor dos museus e do património no combate às alterações climáticas e na promoção da sustentabilidade.
Por toda a Europa, as instituições culturais investem cada vez mais no debate mais importante do nosso tempo: como contribuir para o combate às alterações climáticas e promover a habitabilidade do planeta?
O setor dos museus e do património procura estimular a produção e a difusão do conhecimento, promover a discussão e a troca de ideias, bem como impulsionar a experimentação e a inovação rumo a uma sociedade mais sustentável.
Refletir sobre o impacto das alterações climáticas e da utilização energética nos museus e monumentos é um desafio complexo e urgente, que implica discórdia e tensão.
Os edifícios devem, por um lado, estar preparados para garantir a preservação a longo prazo da sua história e dos seus acervos, enquanto por outro lado, devem estar prontos para abrir as suas portas a milhares ou até milhões de visitantes entusiastas. Tentar minimizar os riscos para os acervos e edifícios e reduzir o impacto negativo da utilização de energia no habitat natural envolvente destas instituições, garantindo ao mesmo tempo um ciclo económico produtivo, são objetivos muito exigentes, que requerem o avanço de novas práticas e tecnologias, assim como a promoção de um novo pensamento. Como pode a gestão de recursos ser alinhada com as necessidades de conservação? E como podem a produção artística e a programação cultural enfrentar o maior desafio dos nossos tempos?
Este encontro irá focar-se em diferentes vertentes desta tarefa, em esforços recentes para responder a estas questões, principalmente através de estudos de casos e testemunhos das melhores práticas implementadas em instituições de referência em toda a Europa e Portugal.
Organização: Fundação Calouste Gulbenkian e DGPC – Direção Geral do Património Cultural.
A Academia do Museu Gulbenkian promove debates profissionais e aprendizagem sobre temas-chave que os museus de todo o mundo enfrentam atualmente. Este evento inaugura o programa da Academia para 2023.