Paixão segundo São Mateus
Coro e Orquestra Gulbenkian / Martina Batič
Slider de Eventos
Data
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- Bilhete
- 22,00 € – 40,00 €
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Coro Gulbenkian
- Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa
- Orquestra Gulbenkian
- Maestra
- Ana Quintans Soprano
- Marianne Beate Kielland Meio-Soprano
- Toby Spence Tenor
- Marco Alves dos Santos Tenor
- Christian Luján Barítono
- Marcos Fink Barítono
-
Martina Batič
Maestra
Vencedora do Concurso Eric Ericson em 2006, a eslovena Martina Batič é uma das principais maestrinas da sua geração. É reconhecida a sua versatilidade na direção de um vasto repertório, desde obras a cappella até corais-sinfónicas.
Martina Batič é Maestrina Principal do Coro da Rádio France desde 2018. Anteriormente, foi Diretora Artística do Coro Filarmónico Esloveno. De 2004 a 2009, foi Diretora Artística do Coro da Ópera Nacional Eslovena, em Liubliana.
Como maestrina convidada, Martina Batič dirige regularmente prestigiados agrupamentos corais, incluindo o RIAS Kammerchor, o Coro d Rádio da Baviera, o Coro da Rádio MDR, o SWR Vokalensemble, o Chorwerk Ruhr, o Coro de Câmara Eric Ericson, o Coro da Rádio Sueca, o Coro Nacional Dinamarquês, o Coro de Solistas da Noruega, o Coro da Rádio dos Países Baixos ou o Coro da Rádio da Flandres.
Além do Coro Gulbenkian, a presente e as próximas temporadas incluem colaborações com o Coro de Câmara dos Países Baixos, o Coro da Rádio dos Países Baixos, o Coro da Rádio da Flandres, o Coro da Rádio Sueca, o SWR Vokalensemble, o Coro da Rádio de Berlim, a Züricher Singakademie e ainda várias produções com o Coro da Radio France.
Martina Batič dirige regularmente concertos a cappella em festivais como o Festival do Mar Báltico, em Estocolmo, o Ultima Oslo, o Choregies d’Orange, o Festival Présences, em Paris, ou os festivais de Montpellier e Saint-Denis. Em 2018 dirigiu o Coro da Rádio Sueca e o Coro de Câmara Eric Ericson num concerto de gala para assinalar o 100.º aniversário de Eric Ericson.
Martina Batič estudou na Academia de Música da Universidade de Liubliana e na Universidade de Música e Teatro de Munique. Obteve o grau de mestre em direção coral, com distinção, em 2004. Em 2019 recebeu o prémio nacional esloveno “Prešeren Fund Awards” pelas suas realizações artísticas no domínio da direção coral.
Johann Sebastian Bach
Paixão segundo São Mateus, BWV 244
Se J. S. Bach projetou no tempo algumas das mais belas obras de música sacra, a Paixão segundo São Mateus figura entre as criações que tocam o divino. Composta e estreada em 1727, seria alvo de revisões nos anos seguintes e amplamente recuperada um século mais tarde graças ao entusiasmo de Felix Mendelssohn. Dizia Mendelssohn que nela encontrava “a mais extraordinária de todas as obras cristãs”, impulsionando o lugar cimeiro que continua hoje a manter entre o grande repertório coral. Nesta nova apresentação da Gulbenkian Música, a sublime criação é revelada pela maestra eslovena Martina Batič, diretora musical do Coro da Radio France.
Guia de Audição
-
Por Alexandre Delgado -
Por Alexandre Delgado
Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas Orquestra Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.