OMGA – Orquestra Municipal Geração da Amadora

10 Anos de Música

Slider de Eventos

O concerto comemorativo do 10º aniversário da OMGA – Orquestra Municipal Geração da Amadora celebra uma viagem por um percurso já longo, cheio de sucessos, memórias significativas e muita música.

Nesta viagem, iremos passar por obras que a orquestra tem no seu repertório desde sempre e obras que vai executar pela primeira vez, no âmbito da música de feição erudita, do séc. XVIII ao séc XX, mas também de outros contextos musicais, que esperamos sejam do agrado do público, em especial dos mais jovens.

Neste concerto, dirigido pela maestrina Sandra Martins, celebramos a música que nos tem unido, músicos e público, numa cumplicidade que esperamos manter e aprofundar nos anos vindouros.


Programa

Orquestra Municipal Geração da Amadora
Sandra Martins Maestrina

M. Van Del
Fanfarra para sopros

Georg Friedrich Händel (arr. Robert S. Frost)
Passacaglia

Antonio Vivaldi
Concerto para dois violoncelos, em Sol menor, RV 531
I. Allegro

Wolfgang Amadeus Mozart (arr. Richard Mayer)
Abertura de O Rapto do Serralho

Igor Stravinsky (arr. Jack Bullock)
O Pássaro de Fogo: Berceuse e Finale

Gustav Mahler (arr. Richard Mey)
Sinfonia nº 1, em Ré maior
III. Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen (Solene e mensurado, sem arrastar)

W. Hanna / J. Barbera / H. Curtis (arr. Bob Cerulli)
Os Flintstones

John Williams (arr. Paul Lavende)
Indiana Jones (The Raiders March)

Benny Anderson / Stig Anderson / Bjorn Ulvaeus (arr. Phillippe)
Mamma Mia


Orquestra Geração
Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP)

A Orquestra Geração/Sistema Portugal é um projeto sociopedagógico inspirado no conhecido El Sistema, da Venezuela.

Com base em parcerias, tanto institucionais como mecenáticas e com o apoio pedagógico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, o projeto tem desenvolvido inúmeras propostas educativas e culturais, com resultados concretos. Partindo da música como elemento integrador, com impacto no desenvolvimento pessoal e escolar das crianças e jovens, muitos são os que ao longo da escolaridade vão mudando atitudes mas também descobrindo novos interesses. Alguns destes jovens revelaram aqui a sua vocação, seguindo agora percursos académicos, através do acesso a conhecidas escolas profissionais de música e ao ensino superior, e percursos profissionais no mundo da música.

O projeto recebeu, entre outras, as notáveis distinções: Prémio Nacional de Professores em 2010; Quadro de Excelência do Município da Amadora, 2011; foi considerado um dos 50 melhores projetos sociais da União Europeia em 2013 e 2014, Menção Honrosa da Fundação António da Mota em 2017 e já em 2018 foi considerado projeto do ano pela AGEAS.

Em dezembro de 2018 a Orquestra Geração foi laureada com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, atribuída pela Assembleia da República, pelo trabalho realizado junto das crianças, jovens e suas comunidades. Já em 2019 foi galardoada com a Medalha de Mérito do Município da Amadora, atribuída quando das comemorações dos 40 anos da fundação do Município.

 

Orquestra Municipal Geração da Amadora (OMGA)

OMGA - Música de jovens para jovens, ou o desafio de mostrar os resultados de um projeto que usa a música como elemento para a integração e para o sucesso pessoal e escolar de muitas crianças e jovens que ao longo da escolaridade vão mudando atitudes e descobrindo novos interesses. Alguns destes jovens descobriram aqui a sua vocação, seguindo agora percursos académicos e profissionais no mundo da música.

O Projeto Geração | Sistema Portugal teve início em 2007, resultado de uma vontade conjunta da Câmara da Amadora, Fundação Calouste Gulbenkian e Escola de Música do Conservatório Nacional. Fruto do trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados, no concelho da Amadora constitui-se de uma Orquestra Municipal – a OMGA, que celebrou os seus 10 anos em 2020. Esta formação é constituída pelos jovens dos núcleos das três escolas no concelho que acolhem a Orquestra Geração, designadamente o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Agrupamento de Escolas Almeida Garrett e Agrupamento de Escolas Pedro D’Orey, e conta com o financiamento do BNP Paribas.


A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected]