Mozart para todos
Concertos de Domingo
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianConcerto sem intervalo.
As bodas de Figaro, Don Giovanni e A flauta mágica são três das mais notáveis e populares óperas de Mozart. A unir as duas primeiras, respeitantes ao seu período de óperas italianas, encontramos os libretos assinados por Lorenzo da Ponte, numa das mais felizes colaborações na história da música. Mas em qualquer uma das obras constatamos as marcas da fulgurante inventividade melódica do compositor austríaco e a inteligente capacidade de unir o seu discurso musical às necessidades e exigências narrativas. Com A Flauta Mágica, a sua derradeira criação no género, Mozart acentuaria a enorme contribuição que deu para o desenvolvimento futuro da ópera em língua alemã.
Música e Ciência: Moisés Mallo
Como se relacionam a música e a ciência? Numa parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência, em cada Concerto de Domingo um investigador é convidado a apresentar um tema que relaciona as duas áreas.
Já que o tema deste concerto é "Mozart para todos", podemos focar-nos no estudo do mistério da vida e da genialidade precoce e rara do compositor, que ainda hoje permanece por compreender. A partir do dueto entre Papageno e Papagena em "A Flauta Mágica", vemos o encontro entre dois amantes, o prelúdio na partitura que guia o desenvolvimento embrionário e culmina em novos seres, que ainda têm muitos segredos por desvendar. Moisés Mallo, investigador da Gulbenkian, tem dedicado a sua carreira ao estudo embrionário em fases muito precoces. Neste concerto vai falar sobre o que já descobriu, o que estuda e como tem contribuído para mais conhecimento e mais saúde.